Estudante do Sul de MG conquista nota mil em redação do Enem: ‘Vale a pena dedicar horas de treino’

João Pedro, de São Sebastião do Paraíso, foi um dos 53 estudantes do país a conquistar a nota máxima.



O sonho de um estudante de 17 anos de cursar Engenharia da Computação ficou mais perto de acontecer após a boa notícia da nota da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). João Pedro Fidelis teve uma surpresa após conferir o resultado e ver a nota mil. O estudante de São Sebastião do Paraíso (MG) foi um dos apenas 53 alunos de todo o Brasil a conquistar a nota máxima.

“Confesso que a hora que eu vi a nota eu nem acreditei, fiquei muito feliz. Eu percebi que vale a pena dedicar horas de treino de redação no ano”. A estratégia do jovem, que acaba de concluir o ensino médio envolvia muita dedicação.

Eram pelo menos 3 horas por semana dedicadas apenas à prática de escrever. “Duas redações por semana, sempre contando o tempo de 1h30 pra cada redação”. A preparação incluía revisão constante de disciplinas mais exigidas na redação, como português, filosofia e história.

O tema da redação do Enem de 2017 foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

O assunto surpreendeu João Pedro no primeiro momento. “Eu cheguei lá e confesso que dei uma assustada com o tema, porque esse tema foi muito específico, eu não estava tão acostumado. Mas mesmo assim eu consegui fazer a redação em 1h15 e ainda sobrou bastante tempo pra fazer a prova”.

Além de muita atenção nas aulas, a dica do estudante para alcançar a nota máxima inclui inúmeras tentativas nos dias de estudo. “Levar pro professor corrigir, aprender com os erros, pegar tema na internet pra estudar, sempre ficar antenado nos jornais pra ver o que tá acontecendo no mundo”.


Poucas notas máximas

Apenas 53 alunos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. O número, segundo o Ministério da Educação (MEC), representa uma queda no total, já que no ano anterior foram 77 notas máximas obtidas na prova.

O número de alunos com nota máxima na redação foi um dos dados apresentados pelo MEC nesta quinta-feira (18), data da liberação das notas do Enem 2017. Das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação.

Apesar de haver menos “notas mil” em comparação com o Enem do ano anterior, em que 77 alunos tiraram a nota máxima na redação, o rendimento dos estudantes foi melhor. A nota média da redação passou de 541,9 para 558.

Fonte: G1 Sul de Minas