Escolas da rede estadual de ensino de MG receberão kits esportivos

Ao todo, 3.403 escolas estaduais que ofertam a educação física escolar serão contempladas





As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais começarão o ano letivo de 2018 com novidades. A Secretaria de Estado de Educação (SEE) está adquirindo kits esportivos para 3.403 escolas que ofertam a educação física escolar.

Essa é a primeira vez que todas as escolas da rede que ofertam a educação física escolar serão contempladas com kits esportivos. A aquisição dos kits tem por objetivo a melhoria das atividades ofertadas pelas escolas.

“Essa é uma demanda dos professores. É importante que o aluno tenha uma educação física de qualidade e que desenvolva o gosto pela atividade física, para que assim possa dar continuidade ao longo da vida. Temos o papel de ofertar diferentes atividades motoras para que ele vivencie e goste e não se torne, no futuro, um adulto sedentário. Por auxiliar na prática de atividades diferenciadas que a distribuição desses kits esportivos é importante”, ressalta a coordenadora de Esporte Educacional da SEE, Celina Sousa Gontijo.

A ideia é que as escolas possam desenvolver práticas diferenciadas a partir do uso dos materiais contidos nos kits. “São materiais diferenciados que irão desenvolver toda a parte motora dos estudantes e auxiliar no desenvolvimento da melhoria da qualidade da educação física escolar”, afirma Celina.

Os kits irão atender a alunos dos ensinos fundamental e médio. Eles são compostos, entre outros itens, por cone furado com barreira, bambolês, corda para ginástica, bolas de vôlei, de basquete e de futsal, peteca, kit slackline, escada de coordenação e colete.

Desenvolvimento do esporte

Em 2017, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Instituto Península, desenvolveu o Programa Impulsiona. A iniciativa trabalhou com a formação continuada na modalidade de educação a distância (EAD) gratuita para professores de Educação Física, especialistas das escolas e professores do eixo Esporte e Lazer da Educação Integral, além de disponibilizar materiais em seu site.

Outra ação com foco no esporte realizada pela secretaria é são os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). A iniciativa, que é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas de Minas Gerais de forma educativa e democrática.


Fonte: Agência Minas