São Lourenço oferece Serviço Especializado a Pessoa em Situação de Rua




A Secretaria de Desenvolvimento Social possui o serviço de abordagem social, que está diretamente relacionada à Proteção Social Especial. Trata-se de uma equipeformada por abordadores, motorista, membros do CREAS (Centro de Referência e Apoio Social), assistente social, psicólogos e advogados.

Esses grupos retiram os usuários das ruas e levam para a unidade de Serviço Especializado a Pessoa em Situação de Rua ou migrante, que funciona onde era o antigo Albergue. Neste local, eles podem tomar banho, alimentar-se, lavar suas roupas ou até mesmo trocá-las por outras doadas.

Além disso, há um atendimento individualizado com a assistente social, para liberação de passagens de ônibus, emissão de segunda via de documentos, ou até mesmo busca ativa para localização de familiares. Somente nos 10 primeiros dias de dezembro, foram 119 abordagens e 14 passagens pagas para retornarem para sua cidade de origem.
O Serviço Especializado à Pessoa em Situação de Rua está localizado na Via Silvestre Ferraz, 860, no bairro Floresta. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Aqueles que estão no aguardo de um retorno da família, ou esperando a emissão de documentos são abrigados na Casa de Passagem, que está situada no Sítio Olhos d’água.
Para mais informações, o telefone de contato do CREAS é 3332-1449 e do Serviço Especializado à Pessoa em situação de Rua é 3332-4951.


Fonte: ASCOM/PMSL