Infestação do mosquito Aedes aegypti deixa 12 cidades em alerta no Sul de MG

Para que haja um estado de alerta, o índice de infestação na cidade deve estar entre 1 e 3,9%; Conceição da Aparecida atinge risco de surto.


Doze cidades do Sul de Minas estão em alerta com o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As informações foram divulgadas nesta semana pelo Ministério da Saúde.


Para que haja um estado de alerta, o índice de infestação na cidade deve estar entre 1 e 3,9%. Se o índice estiver acima de 3,9 %, a cidade já entra em situação de risco de surto. Apenas Conceição da Aparecida está nessa situação na região. Lá, segundo o Ministério da Saúde, o índice de infestação chega a 10,1%.


Confira as cidades da região que estão em estado de alerta:


Cidades em alerta por infestação do Aedes aegypti

Aguanil 1%
Bom Sucesso 2%
Cachoeira de Minas 2,6%
Cambuquira 1%
Campo Belo 1,2%
Cana Verde 1,7%
Carmo de Minas 1,3%
Cássia 1,1%
Cristais 1,6%
Elói Mendes 1,2%
Itaú de Minas 1,6%
Santo Antônio do Amparo 1,1%

Fonte: Ministério da Saúde


O setor de epidemiologia de Conceição da Aparecida informou que é a primeira vez que o município participa do levantamento e que o resultado está sendo analisado. A suspeita é que pode ter ocorrido alguma falha na análise de larvas do mosquito.


Ainda segundo o setor, novos agentes serão capacitados para um novo levantamento em janeiro, e os dados serão comparados com os atuais, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Fonte: G1 Sul de Minas