01 - Cachoeira do Caldeirão em Baependi
A Cachoeira do Caldeirão é umas das mais belas cachoeiras de Baependi e região Sul de Minas. Sua queda é bem pequena mas volumosa. Suas águas formam uma enorme piscina natural, muito procurada por banhistas nos dias quentes. O local não é muito difícil de chegar, são 28 km de estrada de terra mas sem sinalização. Para quem não é da região, melhor contactar com guia local.
02 - Cachoeira dos Garcias em Aiuruoca
A Cachoeira dos Garcias fica em Aiuruoca, no Sul de Minas. É uma das mais belas e mais procuradas da região. São 30 metros de quedas e suas águas formam uma linda piscina natural, perfeita para banhos. O acesso é pela BR 267, a partir do km 5. Até certo ponto o acesso é a pé, mais ou menos 20 minutos. Por ser um acesso difícil, recomenda-se o acompanhamento de guia.
03 - Cachoeira da Estiva em Carvalhos
A Cachoeira da Estiva fica no povoado de Franceses, em Carvalho, no Sul de Minas. Cidade famosa por suas trilhas e cachoeiras como a do Funil, dos Franceses e a da Prainha, mas a mais famosa e visitada é a da Estiva com uma queda de 70 metros, formando um poço de água fria e cristalina. Lugar ideal para um piquenique, descanso em família e relaxar, em meio a uma vasta e linda paisagem natural.
0 4- Cachoeira da Fumaça em Carrancas
Cachoeira da Fumaça é uma queda-d'água localizada no Complexo da Fumaça, localizada a aproximadamente 6 Km do centro da cidade de Carrancas no Campo das Vertentes. Possui 25 metros de queda d'água. Suas águas que formam a cachoeira vêm do Ribeirão Carrancas, que por sua vez recebe todo o esgoto sem tratamento produzido pela cidade. Apesar da poluição, é uma das mais belas cachoeiras de Minas. A comunidade local, bem como os turistas, esperam que o esgoto da cidade seja tratado e assim, a cachoeira fpossa ser frequentada e utilizada para banhos, como era antes, pelos moradores e turistas.
05 - Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
A Cachoeira do Tabuleiro é uma queda-d'água brasileira, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. A Cachoeira está situada no coração do Parque Estadual Serra do Intendente criado pelo Decreto sem número de 29 de março de 2007*.
06 - Cachoeira Véu da Noiva na Serra do Cipó
A Cachoeira Véu de Noiva é uma queda-d´água com 70 metros de altura localizada na Serra do Cipó, próximo ao município de Santana do Riacho (no KM 100 da rodovia estadual MG-010).
No percurso da Véu da Noiva são formadas mais três piscinas naturais, sendo apenas a última liberada para banhistas em grande quantidade. Na parte superior da cachoeira observa-se o distrito Serra do Cipó. Depois da Cachoeira Grande, é a mais procuradas pelos turistas que frequentam a Serra do Cipó.
07 - Cachoeira do Paredão em Guapé
A Cachoeira do Paredão fica em Guapé, no Sul de Minas. O município é banho pelo Lago de Furnas e rico em belezas naturais, principalmente cachoeiras. A mais famosa é a Cachoeira do Paredão, que fica no Parque Ecológico do Paredão. O local é um dos pontos turísticos mais visitados na região e conta com restaurantes com comida mineira, trilha ecológica, 3 cachoeiras, piscinas naturais e quiosques. Para entrar no parque, é cobrada uma taxa.
08 - Cachoeira Grande na Serra do Cipó
A Cachoeira Grande é uma das mais belas de Minas e um dos nossos cartões postais. A queda é de apenas 10 metros de altura, mas tem 60 metros de largura e forma uma enorme lagoa, ótima para banhos.Fica em Santana do Riacho a 100 km de Belo Horizonte, na Serra do Cipó. É um local para ficar o dia inteiro, mergulhado na lagoa que as suas quedas formam, podendo chegar bem pertinho das quedas. Leve tênis, roupa de banho, lanche e uma sacolinha para levar de volta seu lixo.
Se for à Serra do Cipó e na Cachoeira Grande, se atente para as regras do Parque: Não é permitido bebida alcoólica na beira da cachoeira; Não é permitido acampar; Não é permitido levar garrafas de vidro; Não é permitido fazer churrasco na beira da cachoeira; Não deixe lixo na mata, rios ou no caminho para a cachoeira; Não é permitido entrar com veículos; Não é permitido entrar com animais; Não faça fogueiras, não jogue guimba de cigarro no chão. Evite incêndios na mata. Para sua segurança prefira passeios com Guia. Cobra-se para entrar no local.
09 - Cachoeira da Fragária em Itamonte
A Cachoeira da Fragária fica em Itamonte Sul de Minas.É uma paisagem totalmente inserida na área rural. A região é muito utilizada para o Ecoturismo e esportes radicais, devido às corredeiras do rio Aiuruoca. No sítio natural, é possível praticar trekking, canoagem, boia-cross, canyoning, acquaride e duck. A cachoeira da Fragária é a maior do município com aproximadamente 100 metros. O sítio natural faz parte da ''Volta do 80'', roteiro de ecoturismo de quase 80 Km de percurso, que passa pela cachoeira e por outros pontos turísticos de Itamonte.
10 - Cachoeira do Crioulo em São Gonçalo do Rio Preto
A Cachoeira do Crioulo fica no Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto, Jequitinhonha. É uma das mais belas paisagens do parque e junto com a Cachoeira das Sempre Vivas, a mais procurada. Suas águas cor de conhaque, limpa, repleta de peixes, encantam os visitantes. A areia branca é um convite para relaxar e contemplar a beleza em volta da cachoeira de 30 metros. Um mergulho nessa água fria e bem limpa, faz bem. Em dias de chuva não é permitido visitas. Para se chegar ao local, são 2 horas e meia de caminhada, com guia.
Parte dessas cachoeiras estão em Parques Ambientais ou em propriedades particulares. Em algumas, a entrada é gratuita, em outras, são cobradas taxas por visitante. Pesquise antes os preços cobrados e verifique as regras de permanência nos locais.
Gostou? Lindas! Se você conhece outras cachoeiras em Minas Gerais, tão ou mais lindas, registre aqui sua foto e seu comentário.
Com informações e fotos: www.conhecaminas.com