Prefeitura quer vacinar 95% das pessoas contra febre amarela em Três Corações

População está preocupada com caso de macaco encontrado morto na cidade na semana passada.



O aparecimento de um macaco morto na semana passada em Três Corações (MG) deixou a população preocupada e aumentou a procura por vacinas contra a febre amarela nos postos de saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do município, a meta é vacinar 95% dos moradores, o equivalente a 76 mil pessoas. Até agora, 81% da população foi imunizada.

A população está preocupada com o caso de um macaco encontrado morto no Parque da Saudade na semana passada, próximo ao bairro Parque São José. O diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Eduardo de Oliveira, conta que o animal havia sido encontrado bastante machucado, mas que chegou ao centro de zoonozes sem vida.

"Imediatamente foi feita a necrópsia dele, fo retirado alguns órgaos para fazer o exame. Todo o material foi levado para a Fundação Ezequel Dias (FUNED) em Belo Horizonte (MG) e a gente aguarda o resultado, que leva de 15 a 20 dias", explica.

O macaco em si não transmite a doença, mas os casos desses animais encontrados mortos servem de alerta para mostrar onde os casos de febre amarela podem estar acontecendo.

Segundo a coordenadora de imunização, Maria Vanessa de Oliveira, a vacina é a forma mais eficaz de se combater a doença. “Ela é uma doença febril aguda que pode evoluir para manifestações hepáticas e renais e inclusive, pode levar a pessoa a morte”, conta.

Ainda de acordo com o diretor da Vigilância em Saúde da prefeitura, a Secretaria Municipal redobrou os cuidados para prevenir que mais casos de febre amarela apareçam na cidade: “Houve um muritão de vacinação onde se juntaram a vigilância epidemiológico e o sertor de imunização e foram realizados cerca de 250 vacinações”.

Fonte: G1 Sul de Minas