Comércio espera aumento de até 20% nas vendas de Natal no Sul de MG

Lojistas acreditam em recuperação da economia em relação ao ano passado.




Comerciantes estão otimistas com a projeção de aumento nas vendas de Natal no Sul de Minas. Nas três maiores cidades da região, a expectativa é de que as compras nos shoppings e nas lojas de rua devam superar o índice registrado no final do ano passado em até 20%.

A cidade de Poços de Caldas é a que tem a maior expectativa entre os comerciantes da região. Os lojistas no shopping da cidade esperam aumento de 30% a 40% no movimento de consumidores nas ruas e de 20% nas vendas. Para chamar a atenção dos clientes, a decoração de Natal foi inaugurada ainda no final de outubro. Além disso, cerca de 14 corais devem se apresentar até o final do ano.

Já no comércio de rua, o Natal também deve ser de recuperação. Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA), a melhora nas vendas deve atingir entre 5% e 6% em comparação com o Natal de 2016.

Segundo o presidente da associação, depois de três anos de queda por conta da crise econômica, o comércio teve uma pequena recuperação do mês de julho para cá, o que aumentou a esperança de melhora no mercado.

"Aqui na Associação Comercial estamos trabalhando no sentido de orientar os empresários da necessidade de iluminar e decorar suas vitrines, além de colocarem as mercadorias estocadas em promoção", disse.

Além disso, Márcio explica que a associação está realizando campanhas de publicidade para convidar os consumidores às compras. "Estamos realizando uma mídia regional atraindo os consumidores da região a comprarem em nossas lojas, que têm diversidade de produtos e preços competitivos com os das capitais" , conta.

Em Varginha (MG), o comércio do Centro da cidade espera uma melhora de pelo menos 10% em comparação com o Natal passado.

“O que a gente está percebendo é que está havendo uma pequena reação agora no mês de novembro, e que já cria uma expectativa positiva parao mês de dezembro”, explica Anderson Martins, presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIV).

A perspectiva de aumento nas vendas também tem como base os benefícios de fim de ano. “As famílias têm as suas necessidades e no momento em que entra uma verba a mais, como o décimo terceiro, o pessoal realmente sai para gastar”, conta.

Para atrair os clientes, neste ano o comércio está preparando atrações para tentar mobilizar a população. “Estamos fazendo a casa do Papai Noel na sede da Associação Comercial, teremos algumas atrações culturais no centro e uma parceria entre alguns dos nossos associados em um sorteio de R$ 30 mil em vales-compra que vão ser distribuídos no mês de dezembro”, diz.

O presidente da associação ainda nega que o comércio varejista no centro da cidade seja afetado pelo movimento do shopping. “Não afeta muito. Porque o shopping recebe seus clientes, em grande parte, aos sábados e domingos, quando o comércio do centro não abre”, explica.


Já no shopping de Varginha, a expectativa é de que o cenário das vendas seja melhor que o registrado final do ano anterior, com um aumento de 8% nas vendas. Os lojistas estão planejando atrações como trenzinho encantado, corais natalinos, contação de histórias com Papai Noel e até mesmo uma pista de patinação no gelo.


Momento ainda é de cautela


Em Pouso Alegre (MG), o comércio de rua está confiante no aumento das vendas. Segundo Elton Souza, diretor da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre (ACIPA), o comércio ainda se recupera da crise. Para ele, a expectativa é que o aumento nas vendas seja de 4% a 6% em relação ao ano anterior.

“A retomada ainda é lenta e o consumidor ainda tem muita cautela. Mas todos esperam um Natal melhor que o do ano passado. E as vendas no final do ano vão aumentar”, diz.

Na cidade, a associação irá sortear vales-brinde de vários valores de até R$ 400 em compras no comércio local.

Já o superintendente de um dos shoppings na cidade, Jeanderson Mendes, espera que a melhora seja de pelo menos 4,3% nas vendas. O centro comercial está realizando uma série de atrações natalinas para atrair os consumidores, como programações culturais, exposições e sorteios de prêmios.

“Estamos otimistas com essa projeção e acreditamos que com muito empenho ela pode se confirmar. Mais do que nunca, é hora de cuidar do estoque, elevar a qualidade do atendimento e proporcionar ao cliente a melhor experiência em consumo, lazer e prestação de serviços”, conclui Mendes.




Fonte: G1 Sul de Minas