Cúpula da Sesp, PM e PC atende prefeitos de forma integrada em Varginha

Gabinete Estratégico de Segurança foi montado durante o Fórum Regional




Seguindo a máxima do Governo de ouvir para governar melhor, a cúpula da segurança pública de Minas montou mais uma vez, nesta quinta-feira, 28.09, o Gabinete Estratégico durante o Fórum Regional de Varginha, no Território Sul. De forma integrada, o secretário Sérgio Menezes, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto, e o subcomandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, André Leão, além de representantes das áreas de prevenção à criminalidade, prevenção às drogas, aplicação de medidas socioeducativas e integração das polícias ouviram demandas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a região.

O Gabinete Estratégico de Segurança, nome dado ao “QG” montado nos Fóruns Regionais, é uma nova estratégia do Sistema de Defesa Social para fazer mais e melhor por quem está no interior. O que parece simples, como uma boa reunião ou conversa técnica, tem sido a solução para problemas de moradores de muitas pequenas cidades. Isso porque, durante a exposição dos problemas, os prefeitos têm sido contemplados com resoluções, a partir da sensibilização das chefias da Secretaria de Segurança (Sesp), Policia Militar e Policia Civil. Outras vezes, são provocados a pensar em formas de prevenir a violência antes que ela aconteça, investindo em ações de educação, assistência social, ou, até mesmo, iluminação e planejamento urbano. “Em cidades organizadas a violência sempre cai”, faz questão de destacar o secretario da Sesp, Sergio Menezes.

Durante o atendimento dos prefeitos, Sesp, PM e PC tentam entender como o Executivo municipal avalia a política de segurança desenvolvida na cidade, falam de programas do Estado de prevenção a criminalidade ou às drogas, por exemplo, que já existem e podem ser disseminados ou implantados nos municípios, além de, claro, fazerem um amplo debate de como Prefeitura e Estado podem trabalhar juntos para um melhor resultado de segurança para o cidadão.

Nesta quinta, em Varginha, pelo menos 15 prefeitos, vereadores e técnicos de prefeituras passaram pelo Gabinete Estratégico, montado em dez dos 13 eventos realizados pelo Estado. Entre eles, a prefeita de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes, que recebeu a notícia que poderá contar com um novo investigador de Policia Civil e, em tempos breves, terá a reposição do efetivo da Policia Militar na cidade, com pelo menos novos dez homens e mulheres.

A prefeita, assim como outras lideranças, será ainda assessorada tecnicamente pela equipe da Secretaria de Segurança Publica para montar um Conselho Municipal de Politicas Sobre Drogas, evitando a disseminação e prevenindo esse problema. Também, caso queira, terá acompanhamento para a implantação de um GGIM, nome dado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal, em Nepomuceno.

Vale ressaltar que todas as demandas ouvidas e discutidas no Gabinete Estratégico são registradas pela equipe técnica da Sesp, garantindo um caráter oficial para os assuntos tratados. Todos os prefeitos recebem retorno dos pedidos, com detalhamentos, além de materiais que poderão contribuir para um trabalho integrado que melhore a segurança e a qualidade de vida da população.



Foto e texto: Fernanda Leonel
Seds-MG