Separamos algumas estátuas que são possíveis ser encontradas ao viajar pelo estado e que ainda dão excelentes registros. Confira!
Juquinha – Serra do Cipó
É um dos pontos mais visitados da Serra do Cipó. A Estátua do Juquinha é uma homenagem ao andarilho que faz parte da cultura do lugarejo. A escultura de concreto possui aproximadamente três metros de altura e foi construída sob um platô, proporcionando uma bela visão de toda a serra. É um dos atrativos mais visitados na região.
Tancredo Neves – São João del-Rei
A cidade ainda possui vestígios da família e em sua homenagem existe o Memorial Tancredo Neves com itens que pertenceram a família. Na porta do memorial, está a estátua tamanho real, feita em bronze, do ex-presidente sentado em um banco, local que muitos turistas aproveitam para fazer registros.
Carlos Drummond de Andrade – Itabira
Quem conhece Itabira, a cidade de Carlos Drummond de Andrade, se surpreende com o memorial em sua homenagem que tem o objetivo de manter viva a memória do poeta. O espaço foi projetado por Oscar Niemeyer, arquiteto e amigo de Drummond, e destaca-se pela sua bela forma e pelo acervo que guarda. O memorial fica em um dos pontos mais altos e da cidade e lá está a estátua em bronze do poeta com um livro nas mãos.
Guimarães Rosa – Cordisburgo
Na cidade do escritor encontra-se muitas referências de sua vida e obra. Como toda cidade que possui um personagem ilustre, Cordisburgo também tem uma estátua do escritor. O Portal Grande Sertão é um monumento em bronze em tamanho real que destaca uma estátua do escritor, de alguns vaqueiros em seus cavalos e um cachorro, que dão as boas-vindas aos visitantes. O monumento é uma referência a obra Grande Sertão Veredas.
Pelé – Três Corações
A estátua é um tributo ao Rei do Futebol, fica bem na entrada de Três Corações, sua cidade natal. A obra tem mais de 12 metros de altura e chama a atenção de quem passa pelo trevo da Rodovia Fernão Dias.
Menino da Porteira – Ouro Fino
O Monumento Menino da Porteira atrai a atenção de quem passa em Ouro Fino. A cidade ficou imortalizada na letra da música Menino da Porteira, que faz tanto sucesso e é reconhecida por todos. A estátua é feita de concreto e possui 10 metros de altura, impossível não notar ou parar e fazer uma foto.
Encontro Marcado – Belo Horizonte
Desde 2005, na parte externa da Biblioteca Pública Estadual Professor Luiz de Bessa, na Praça Carlos Drummond de Andrade, possui as esculturas de quatro escritores mineiros, conhecidos como os “Quatro Cavaleiros do Apocalipse” (Fernando Sabino, Hélio Pelegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos).
Fonte: Turismo de Minas
Você também gosta de tirar fotos com estátuas? Conta pra gente nos comentários!