Tenente Moreira fala sobre segurança pública em Caxambu

Caxambu está mais segura em 2017 com relação a 2016.



Na última segunda-feira (21), o 1º Tenente PM Leandro José Dias Moreira, comandante da 277ª Cia PM de Caxambu, concedeu entrevista ao Jornal i9 Minas, na qual explanou sobre a segurança pública no município.

De acordo com o tenente, a situação é estável, dentro da previsão operacional. Considerando os diversos indicadores: ocorrências e taxas dos nove crimes violentos (homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, roubo, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado); ocorrências e taxas de outras naturezas criminais, não classificadas como violentas (furto, lesão corporal e extorsão); os registros em Caxambu, de agosto de 2016 em relação a agosto de 2017, apresentaram redução. Tendo em vista, a teoria do fenômeno social do crime, dentro da impossibilidade de extinguir total e definitivamente, consegue-se manter
baixos indicadores de criminalidade, comparáveis a países de primeiro mundo. Nesse sentido, a Polícia tem uma necessidade muito maior de cuidar do bem-estar da população, e contribuir com a segurança primária – iluminação pública, capinação de vias, entre outras responsabilidades dos municípios. Buscando ainda ampliar o conceito de policiamento comunitário, um dos pilares da PM que visa a confiança plena da população nos agentes de segurança pública. Para tanto, se apoiam em diversas diretrizes e na tecnologia.

“Temos várias teorias, diretrizes e canais diretos para fomentar a participação da comunidade. Há a página no Facebook e o Whatsapp, ferramentas que possibilitam a informação, assim como espaço para que a população contribua com o trabalho. Também as Redes de Proteção. Já disponibilizamos duas, a "Rede de Vizinhos Protegidos" (bairros Caxambu Velho e Parque dos Ipês) e a "Rede de Comerciantes Protegidos" (bairro Centro), ambas têm a diretriz de funcionar com reuniões de contato pessoal. Outra rede de proteção está em andamento, a dos bancários. A intenção é expandir e melhorar cada vez mais", explicou Moreira.
Segundo o Tenente Moreira a interação com a comunidade e o uso dessas ferramentas contribuem significativamente para se manter o baixo índice de criminalidade.
"O projeto é dar continuidade as ações. Realizar reuniões para avaliar o que foi feito e trocar informações para projetar novas ações," concluiu.


Operação Ordem na Cidade

Determinada pelo comando da 17ª Região de Polícia Militar, a Operação Ordem na Cidade tem como objetivo o restabelecimento da ordem nos espaços públicos, de forma a tornar ainda mais harmoniosa a convivência entre os cidadãos de bem. Essa não é uma operação excepcional e não visa, em um primeiro momento, o cumprimento de mandatos de busca e apreensão.

A PM irá intensificar a ocupação de praças, no intuito de separar e cuidar daqueles que são moradores de rua de pessoas que eventualmente estejam extorquindo. Também serão trabalhadas questões como uso de drogas no espaço público e locais degradados, para os quais há o apoio do Poder Municipal e demais órgãos do Sistema de Defesa Social.

Dentro das diretrizes da operação várias ações estão sendo realizadas, tais como, reunião com a comunidade para tratar da situação da Praça 16 de Setembro, que aconteceu na Câmara de Vereadores; Após a reunião, abordagens de conscientização dos frequentadores da praça, algumas prisões, verificação e solicitação de serviços de segurança primária junto a Administração Pública (poda de árvores, colocação de lâmpadas- solicitações que foram atendidas pela prefeitura).

A Operação está caminhando bem, com resultados positivos, mas ainda não finalizou porque não foram alcançados todos os objetivos.

"A Operação segue um planejamento e será realizada em todos os pontos da cidade, nas entradas e nos bairros. Elas são importantes para mostrar à população que a Polícia Militar está presente e se for preciso, a pronta resposta à sociedade será dada à altura. É válido enfatizar que o policiamento preventivo visando não deixar que o delito ocorra é melhor que a prisão após a prática do delito e por isso, nem sempre o policiamento ideal será o que se demonstra com prisões e apreensões e sim aquele que é feito prevenindo o crime", conclui o tenente

Tráfico de Drogas

Conforme explicou o Tenente Moreira, a Polícia Militar trabalha para combater todos os tipos de crimes e dada a ostensividade da PM conforme previsão legal (homens fardados e viaturas caracterizadas) o trabalho de combate ao tráfico passa a ser conjunto com a parte investigativa (levantamento, campanas, escutas telefônicas, etc.) de competência legal da Polícia Civil. Logo, no que os compete e legalmente os ampara, fazer o combate com abordagens a indivíduos em atitudes suspeitas ou em locais onde há denúncias da prática do crime.
"Cabe esclarecer que não há crescimento do tráfico de drogas na cidade, ao contrário, houve um aumento de mais de 20% nas apreensões com relação ao ano passado. O tráfico é tão perverso que até as ações positivas da polícia, como apreensões e prisões, as vezes refletem de forma negativa. Quando tiramos o traficante, a droga do mercado, uma percepção errônea gera insegurança no cidadão bem," esclarece.


Segundo o tenente, um aspecto cultural que precisa ser combatido é a imagem distorcida que muitas cidadãos têm da presença da Polícia nos locais. "As pessoas associam a ideia da presença da polícia ao crime. E é justamente o contrário, a grande presença dos policiais é que resulta na diminuição da criminalidade. Caxambu está mais segura em 2017 com relação a 2016. Queremos que as pessoas se sintam seguras. Buscamos promover segurança pública, com respeito aos direitos humanos e participação social, contribuindo para a construção de um ambiente seguro no município," finalizou.


O Jornal i9 Minas agradece a Polícia Militar de Caxambu, na pessoa do 1º Ten. PM Leandro José Dias Moreira pela disponibilidade e atenção dispensada a nossa equipe.


Por Roberta Pimenta