Segunda seleção do Música Minas leva artistas mineiros para Europa, América do Sul e EUA

Dentro do Brasil, os contemplados percorrem quatro cidades de Minas Gerais. O coral Canta Luz, de Ouro Fino, participa Festival Nacional de Corais Canta Brasil, em Caxambu.





O resultado da 2ª Seleção do Música Minas já está no ar. O programa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que promove o intercâmbio cultural e viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo, contemplou 19 projetos nesta etapa.

A lista com todos os agraciados pode ser encontrada em www.cultura.mg.gov.br. Os destinos fora do país incluem Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Estados Unidos, Colômbia e Argentina.

Dentro do Brasil, os contemplados percorrem quatro cidades de Minas Gerais. As inscrições para a 4ª Seleção estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de setembro. A 3ª Seleção já teve as inscrições encerradas e está em fase de análise.

O famoso festival de jazz de Montreux, na Suíça, por onde passaram grandes nomes da música, como Nina Simone, Ella Fitzgerald e Elis Regina, recebeu o guitarrista de Ribeirão das Neves, Expedito Inácio Andrade. O músico participou da chamada competição de guitarra elétrica do evento ao lado de grandes instrumentistas mundiais.

Terra de Sebastian Bach, Brahms e inúmeros compositores que fizeram a história da música clássica, a Alemanha vai recepcionar um grupo de 21 pessoas, entre eles o músico Renato Pimenta. O artista vai apresentar seu trabalho no concurso de composição da Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Esembles).

Outro contemplado, Vinícius de Abreu participa de aulas com especialistas e ensaios na 4ª edição do Weimar Bach Cantata Academy. A banda mineira de heavy metal Eminence também viaja ao país de Beethoven para uma turnê que ainda tem como destino a República Tcheca.

Thamyres Alves, Rafael da Silva e Romes Júnior partem de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, rumo à Holanda e Bélgica. Os flautistas vão se apresentar no Open Recorder Days, em Amsterdã, capital holandesa.

O festival será sediado no conservatório da cidade, que é o mais amplo centro cultural dos Países Baixos. Depois, os artistas se deslocam para a cidade de Leauven, na região belga de Flandres, onde participam do concerto do conjunto Flanders Recorder Quartet.

Conhecida como cidade da música por sua vocação para o country e a produção de álbuns de grandes artistas como The Beatles, Miles Davis, Bob Dylan e mais recentemente Black Keys e Jack White, Nashville, nos Estados Unidos, é o local de desembarque do pesquisador Márcio Marcolino.

O mineiro vai participar do DIY Musician Conference para coletar dados do mercado musical e pesquisar novas ferramentas de desenvolvimento para músicos. Durante sua estada, Márcio frequentará palestras e workshops com nomes de referência no cenário musical internacional em busca de inovações para aplicar no mercado de Minas Gerais.

A banda Song of Yesterday, de Poços de Caldas, no Território Sul, viaja a Córdoba, na Argentina. O grupo se apresenta na casa de shows Macadam Metal Rock Bar, um dos principais redutos de heavy metal do município.

Quatro dos projetos contemplados percorrem o estado mineiro. O coral Canta Luz, de Ouro Fino (Território Sul), participa Festival Nacional de Corais Canta Brasil, em Caxambu (Território Sul).

De Uberlândia (Triângulo Norte), a pianista Laura Boaventura Melo se apresenta na série Café Cultura, do ECA - Espaço de Cultura e Arte, em Belo Horizonte. Já a banda Estúdio Zero, da capital, faz show na 16ª edição do Festival Expressão Livre de MPB e Rock Nacional, em Monte Sião (Território Sul).

E por fim, Kênia Libanio levará para a Semana da Música, realizada pela Casa de Música de Ouro Branco (Território Vertentes), artistas renomados para rechear o evento com uma programação artística e pedagógica de qualidade internacional. Entre os nomes que vão fazer parte do festival estão Volkan Orhon e Renata Kubala.

Música Minas

O programa viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo. São R$ 700 mil repassados, a título de ajuda de custo, para despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.

Este ano, o Música Minas já contemplou 27 propostas. Artistas mineiros já visitaram países como Suíça, Coreia do Sul, Japão, Portugal, Alemanha, Argentina e Itália. São Paulo, Paraná e municípios mineiros foram alguns dos destinos nacionais.

Em 2015 e 2016, o edital viabilizou 111 projetos, promovendo a viagem de 349 integrantes da cadeia criativa e produtiva da música.

Fonte: Agência Minas