PREFEITURA AVANÇA COM PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DO TRABALHO DE CHARRETEIROS EM SÃO LOURENÇO



Nesta quinta-feira (27) os charreteiros de São Lourenço participaram de um curso intensivo com a Gerência Municipal de Trânsito (SLTRANS) e com a Veterinária responsável pelo município, Thais Mattos.

Praticamente todos os charreteiros participaram da aula, que teve como objetivo o estudo das regras básicas de trânsito. Eles receberam informações dos Agentes Municipais de Trânsito Marcos, Martins e Tatiane e fizeram uma prova para avaliação de conhecimento.

Esta é mais uma das ações que fazem parte do processo de regularização e controle dos charreteiros em São Lourenço. O próximo passo para este processo será a chipagem dos cavalos que irá acontecer na semana que vem.


ENTENDA O PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO DO TRABALHO DE CHARRETEIROS DE SÃO LOURENÇO.

O processo visa qualificar os condutores das charretes de São Lourenço para cuidarem adequadamente de seus animais, oferecendo a eles um tratamento digno e respeitoso, e para prestarem um serviço de melhor qualidade aos turistas que visitam a cidade.

Os profissionais como os animais que sobrevivem deste trabalho terão agora que se adequar à Lei Municipal 3.155/2014. O primeiro passo foi a entrega de documentação necessária para o cadastro municipal, depois os animais foram submetidos à avaliação veterinária e agora os condutores passam pelo curso para aquisição da Carteira Municipal de Habilitação para Charreteiros. Segundo a Drª Thaís Nakaoka de Matos, o charreteiro que tiver uma charrete com dois cavalos, ele deverá trabalhar com outros dois animais no dia seguinte no sistema de rodízio. A sobrecarga nas charretes será fiscalizada pelos agentes da SL Trans que ao constatar o sobrepeso poderão autuar o condutor das charretes, podendo multar o condutor e até mesmo apreender o veículo de tração. Cada animal registrado constará em um site e a fiscalização acontecerá em dias alternados sem aviso prévio.


ETAPAS DO PROCESSO:


Primeiro passo - Cadastramento de todos os charreteiros na Prefeitura Municipal;


Segundo passo- Coleta de Sangue para realização dos exames de anemia infecciosa equina e mormo. O trabalhador que não passou por esse passo e o recadastramento terá sua charrete apreendida;


Terceiro passo - Realização de Curso e prova da CMH (Carteira Municipal de Habilitação). Os trabalhadores terão que cumprir provas e realizar exames para aquisição do documento;


Quarto e último passo -Chipagem dos animais. Cada animal terá um registro pelo chip, onde haverá um sistema de rodízio desses animais, ou seja, o cavalo que trabalhou hoje, não poderá trabalhar amanhã. Além de exame clínico dos animais e vacinação contra raiva. O descumprimento destas normas implicará na apreensão da charrete.




Com informações e fotos da Prefeitura de São Lourenço