Queijo premiado em concurso mundial na França tem fama de 'casamenteiro' em MG

Santo Casamenteiro, produzido em Cruzília (MG), ganhou medalha de prata; quem produz garante que quem come arranja logo um parceiro.



Dois queijos do Sul de Minas foram premiados em um concurso mundial de queijos na França. Um deles, o queijo Santo Casamenteiro, de Cruzília (MG), conquistou a medalha de prata. Criado só há 2 anos, o queijo acumula prêmios. Na França, o queijo deixou para trás 700 concorrentes. Além disso, o queijo carrega a fama de ser mesmo casamenteiro. Quem come, logo arranja um parceiro ou parceira. Pelo menos é o que dizem os responsáveis pela produção.

"Ele ganhou 1º lugar em destaque especial no Concurso Nacional de Queijos, no ano passado ele ganhou como criação inovadora da América Latina", conta a supervisora de controle de qualidade, Milena Mendes Pereira.

O Santo Casamenteiro é uma mistura refinada do gorgonzola azul mofo e uma pasta de queijo bem cremosa com toque de nozes e damasco. O criador é o Edson, que nem mexia com queijo.

"Foi um desafio, uma conquista, porque eu não sou queijeiro, a minha formação é administrador de empresas, eu gerencio a loja, gosto muito de vendas, mas sempre gostei muito de culinária, de comidas, mas como hobby", conta o gerente de loja e criador do queijo, Edson Ferreira Leite.


A ideia deu tão certo que a linha de produção não para. São quatro toneladas de queijo por mês.

"O Natal comeu e casou, outra pessoa comeu e casou, e aí foi dando essa coisa de que o Santo Antônio tem a ver com esse queijo", disse o criador.

A receita que arrematou prêmios Brasil afora também revela outras curiosidades que vão além dos ingredientes. É que o nome do queijo remete a um santo que é bastante conhecido por unir corações. É o Santo Antônio que estampa a embalagem. Na fábrica, histórias de quem comeu o queijo e se deu bem.


"Eu comecei a fazer o queijo e casei, aí logo arrumei neném, aí a Luane me substituiu, já está de casamento marcado agora, aí logo chegou a Dani, que além de experimentar o queijo, arrumou um namorado no laticínio", disse a queijeira Isabela Nascimento Souza.

Outro queijo premiado no concurso realizado na França é o queijo D´Alagoa, um queijo tipo parmesão artesanal produzido na Serra da Mantiqueira, em Alagoa (MG), que levou a medalha de bronze.



Fonte: G1 Sul de Minas