Durante o contato com 21 produtores que participam do evento, Wadson reforçou a importância da aproximação entre os empreendedores locais e compradores. Segundo ele, viabilizar o acesso dos produtos das agroindústrias familiares com as redes varejistas fortalece toda a cadeia produtiva, com alimentos de qualidade, além de estimular tanto a economia quanto a produção regional. A visita ocorreu na quarta-feira (21/6).
O Circuito Mineiro de Compras Sociais é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Fórum Permanente Mineiro de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), da Seedif e da Amis. A iniciativa visa à aproximação de produtores e varejistas. Além da oportunidade de negociar seus produtos no Sevar, os participantes também passam por capacitação profissional, como, por exemplo, técnicas de vendas e dicas para fazer negócio com médias e grandes redes de supermercado.
Os participantes do CMCS são selecionados de acordo com o regulamento do projeto. Os principais quesitos são quanto à qualidade, regularidade fiscal, sanitária e demais legislações pertinentes. Além disso, é preciso que eles tenham capacidade de produção para atender o varejo.
Uberlândia
Na próxima quarta-feira (28/6), será realizada, em Uberlândia, a seleção dos produtores que participarão da próxima edição do CMCS, que compreenderá empreendedores da região do Triângulo e do Alto Paranaíba.
Neste dia, os candidatos poderão entregar suas amostras para análise da comissão avaliadora, além de participar e uma capacitação que vale pontos para a classificação daqueles que irão participar do Sevar, em Uberlândia nos dias 12 e 13 de julho.
Fonte: Agência Minas