Paralisação atinge escolas e serviços públicos no Sul de MG

Profissionais de diversas instituições aderiram a movimento nacional contra reformas trabalhista e previdenciária.






Estudantes do Sul de Minas estão sem aulas nesta sexta-feira (28) em escolas das redes municipal, estadual e de ensino superior de diversas cidades. A suspensão das aulas integra uma paralisação nacional organizada por sindicatos em todo o país. De acordo com os organizadores, o movimento tem o objetivo de protestar contra as reformas trabalhista e da previdência propostas pelo governo e em votação no Congresso.

Em Varginha (MG), alunos das 36 unidades da rede municipal, assim como em creches, estão com as atividades suspensas desde o início da manhã. Na rede estadual, as 11 instituições trabalham parcialmente.

Em Pouso Alegre (MG), as 34 escolas municipais seguirão em aula até às 15h30. Já na rede estadual, há instituições com paralisação parcial, como o Polivalente, e outras com aulas suspensas desde o início da manhã, a exemplo da Escola Estadual Vinícius Meyer.


Em Poços de Caldas (MG), das 10 escolas estaduais, 4 estão paradas. Nas demais o expediente é cumprido parcialmente.

Entre as instituições de ensino superior, há paralisação de parte dos funcionários do setor administrativo da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG) e da Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG) e suspensão das aulas em função da greve na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). As aulas também foram suspensas em todas as unidades do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), com adesão de parte do setor administrativo.



Transporte público


Em Varginha, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que há paralisação parcial do transporte público da cidade. Dos 58 veículos que circulam diariamente, 20 foram para as ruas nesta sexta-feira. A concessionária do serviço informou que negocia que a frota aumente para pelo menos 25 durante o dia. Na cidade, os atedimentos na unidade do INSS também estão suspensas e só devem retornar na terça-feira (2).


Outros prestadores de serviços

Trabalhadores da Cemig e da Copasa no Sul de Minas também decidiram em assembleia aderir à paralisação nacional. Pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais, apenas os funcionários que trabalham na área operacional (como manutenção da rede e leituristas) seguem trabalhando pela manhã, segundo o sindicato, e há previsão de suspensão dos serviços no período da tarde. Até esta publicação, o sindicato não tinha informações sobre o número de profissionais parados.

Já de acordo com o sindicato dos eletricitários, 95% dos 580 funcionários que trabalham para a concessionária de energia elétrica estão parados desde o início da manhã no Sul de Minas.


Prefeituras


Na Prefeitura de Itajubá (MG), não há expediente nesta sexta-feira. Em nota, a administração informou que houve acordo coletivo com o sindicato pela adesão à paralisação nacional e que os funcionários terão que repor o dia de trabalho para não haver corte na folha de ponto. Já em Varginha (MG), o atendimento ao público foi reduzido e deve se encerrar às 13h30. Em Passos (MG), a prefeitura decretou ponto facultativo para funcionários que não trabalham em áreas essenciais.

Fonte: G1 Sul de Minas