Programação traz lançamentos da moda íntima, desfiles e novas atrações.
Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a cidade de Juruaia (MG) recebe expositores e visitantes para o maior evento de moda íntima de Minas Gerais. A Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju) comemora, em 2017, 20 anos do evento que consolidou a cidade como o terceiro polo de lingerie do país. Em três dias de evento, a expectativa é superar R$ 12 milhões em negócios.
A feira, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Juruaia (Aciju), registra crescimento de 20% no volume de negócios a cada ano e um número de visitantes que ultrapassa 30 mil.
Nos três dias, os visitantes podem conferir os principais lançamentos da coleção outono/inverno das modas íntima, praia e fitness, além da linha de homewear, ligada aos pijamas. O evento também conta com os esperados desfiles das marcas expositoras, que sempre traz novidades e atrai grande público. O setor de moda íntima promete apresentar mais uma vez as tendências das linhas básica, romântica, sofisticada, erótica, plus size e para o público LGTB.
Segundo a Aciju, os comerciantes estão otimistas para o aumento das vendas, já que o ano começou com o comércio aquecido na cidade. “Em janeiro, fizemos um outlet em Juruaia e ele trouxe ótimos resultados, o que animou os comerciantes. A expectativa é que seja uma grande feira, principalmente por ser especial em comemoração aos 20 anos de evento”, destacou a presidente da associação, Tania Mara Rezende.
Expositores
Para a 20ª edição da Felinju, já estão confirmados 76 expositores, que serão divididos nos 7.000 m² do Centro de Eventos Expo Juruaia. Entre as presenças confirmadas, estão confecções de moda íntima, vestuário, calçados e aviamentos para lingerie. Além de expositores da cidade, a lista conta com participantes de Andradas (MG) e Limeira (SP).
Ainda há estandes disponíveis para marcas que desejam participar da Felinju. Os interessados podem ter mais informações no site da feira.
Novidades
O evento traz novas atrações aos empresários e ao público. Uma delas é a Agenda de Relacionamentos, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG). Um espaço exclusivo será montado no primeiro dia, no Centro de Eventos, dedicado a empresários e compradores que buscam fechar negócio. Durante o mês de março, a Aciju recebeu pelo site inscrições de comerciantes que desejam participar da rodada de negócios. Os selecionados terão todas as despesas de viagem e hospedagem pagas pela organização.
Outra novidade é o Festival Gastronômico com participação de sete restaurantes e empresas do ramo, todos de Juruaia. Os participantes vão trazer um cardápio diferenciado ao público da feira nos três dias de evento, das 19h às 23h.
A programação completa inclui a exposição das marcas durante os três dias, das 10h às 19h. A abertura oficial é no dia 29 de abril, com uma solenidade marcada para às 11h, seguida pelo primeiro desfile das marcas participantes. Já nos dias 30 de abril e 1º de maio, os desfiles são às 12h e às 16h.
Juruaia em números
A cidade do Sul de Minas atualmente é responsável por 15% da produção nacional de lingeries. Por ano, são fabricadas 20 milhões de peças em Juruaia. Com cerca de 300 confecções na cidade, entre empresas formais e informais, o faturamento bruto mensal chega a R$ 15 milhões. Além do movimento gerado por atacado e revendedores, a indústria alimenta mais de 100 empresas terceirizadas, responsáveis por fornecimento de matéria-prima.
O mercado da moda íntima gera aproximadamente 5 mil empregos, o que representa 45% da população, estimada em 9,2 mil habitantes segundo o último censo do IBGE. Além de Juruaia, a maior parte dos trabalhadores vem de cidades próximas como Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União.
No Brasil, os estados de Minas Gerais e São Paulo são os maiores compradores. As peças também são exportadas para nove países – Holanda, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes, Argentina, Austrália, Alemanha e Canadá.
Serviço – No site oficial da Felinju estão todas as informações sobre inscrições e programação.
Serviço – No site oficial da Felinju estão todas as informações sobre inscrições e programação.
Fonte: G1 Sul de Minas