Codemig divulga resultado do Prêmio Empresa Tendência no Minas Trend

Três marcas premiadas terão participação garantida na próxima edição do evento de moda, que se destaca como o maior salão de negócios do setor no país




O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), divulgou o resultado da 4ª edição do Prêmio Empresa Tendência, que tem o objetivo de estimular pequenos produtores de moda do estado.

Três empresas foram contempladas e vão ganhar estandes próprios na próxima edição do Minas Trend, em outubro. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (6/4), no Expominas Belo Horizonte, durante o 20º Minas Trend. O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio da Codemig, constituindo um espaço privilegiado de projeção e consolidação das marcas.

Concorreram nove empresas mineiras que fizeram parte dos estandes coletivos da Codemig no evento. Os espaços coletivos proporcionam a grifes, escolhidas em uma seleção aberta a produtores de todo o estado, a oportunidade de expor e comercializar seus produtos no maior salão de negócios de moda do país.

Foi premiada uma empresa de cada categoria. Do setor de vestuário, a vencedora foi a marca Nephew, de estilo jovem, inspirada em música e comportamento. Entre os produtores de acessórios, venceu a empresa Aramez, que investe no design de bijuterias em acrílico. E o Estúdio NHNH foi o contemplado da área de calçados e bolsas, com seus sapatos veganos, produzidos com respeito aos animais.

As marcas foram avaliadas segundo os critérios de originalidade e design, qualidade de produção e acabamento, profissionalismo, potencial de expansão do negócio, adequação ao público alvo, apresentação e comunicação da marca.

Minas de Todas as Artes e setor da moda

O apoio ao Minas Trend integra as ações do Minas de Todas as Artes — Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa. A iniciativa estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 50 milhões em iniciativas de valorização dos setores de moda, gastronomia, audiovisual, design, música e novas mídias.

A Indústria Criativa constitui a cadeia produtiva composta pelos ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade e capital intelectual como insumos primários.

A cadeia produtiva da moda oferece importante contribuição à economia do estado. Em 2013, gerou riquezas no valor de 3,3 bilhões de reais. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Codemig à Fundação João Pinheiro.

O estudo revelou que, em 2014, os empregos do setor corresponderam a 15,2% da indústria de transformação e a moda impulsiona a economia de 135 municípios de Minas, onde o setor tem peso maior na produção industrial do que a média do estado.

Fonte: Agência Minas