Desenvolvido pela ALMG desde 2004, por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais, o Parlamento Jovem de Minas visa à formação política e cidadã de alunos dos ensinos médio e superior. A cada ano, um novo tema, escolhido pelos estudantes, subsidia os trabalhos. A edição de 2017 discutirá “Educação Política nas Escolas”.
“Essas câmaras já fizeram um curso online, para se familiarizar com a proposta. Agora, vão conhecer melhor a atuação em rede, o trabalho com os polos regionais e o gerenciamento de tudo isso”, aponta a coordenadora estadual do projeto pela ELE, Fernanda Freitas. Ela reforça que a formação presencial continua nesta semana, destinada àqueles que efetivamente coordenarão o PJ Minas em cada câmara.
Crescimento – Marta Parker, também da equipe de coordenação pela ELE, acrescentou que o PJ Minas deverá atingir neste ano aproximadamente 65 municípios, contra 43 no ano passado, o que implica um grande número de pessoas envolvidas.
“Na rede, todos são responsáveis. É preciso entender a engrenagem e assumir compromissos porque o que estamos fazendo aqui vai impactar a plenária estadual”, apontou Marta, dirigindo-se aos participantes.
O distanciamento dos jovens em relação à política, num cenário de construção da cidadania, foi outro desafio lembrado por ela. “Para os legislativos, essa abertura à sociedade é muito importante”, frisou. “O projeto fortalece o potencial das câmaras, que aproveita as vivências e o intercâmbio promovidos por esse trabalho”, completou Fernanda Freitas.
PUC Minas aponta diferenciais do projeto
A sustentabilidade do PJ Minas e sua capacidade de inclusão foram pontos destacados por Alexandre Teixeira, coordenador do projeto pela PUC Minas, parceira da ALMG desde a concepção dessa iniciativa. “Temos dois diferenciais em relação a outros projetos semelhantes que ocorrem no País e um deles é essa rede colaborativa, a forma como operamos essa parceria, a gestão compartilhada”, afirmou.
Outra característica, de acordo com Alexandre, é que o PJ Minas não é um projeto de simulação, mas de vivência política. “Os estudantes aprendem agindo, debatendo em espaços que o próprio projeto abre, produzindo ações concretas de transformação da sociedade”, afirmou.
Subtemas – A proposta de interação na comunidade se reflete também nos subtemas escolhidos para 2017: Educação política e currículo (subtema 1); Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens (subtema 2); e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas (subtema 3).
Fonte: ALMG
Foto: Daniel Protzner