Imagens mostram jovens antes de atirar dentro de escola em Três Corações

Circuito interno flagrou os três envolvidos no crime em Três Corações.
Dois estudantes foram baleados e o trio de adolescentes foi detido pela PM.




A polícia divulgou nesta sexta-feira (17) as imagens do circuito interno de segurança da Escola Estadual Godofredo Rangel, em Três Corações (MG), onde dois estudantes foram baleados na tarde desta quinta-feira (16). Um dos jovens está internado em estado grave, e o outro, que foi atingido de raspão, não corre risco de morte. A polícia investiga uma possível rixa como motivação para os tiros, mas já confirmou que os menores que foram atingidos não tinham envolvimento com os suspeitos.

Nas gravações é possível ver quando os dois suspeitos passam do lado de fora de uma sala e se agacham. Segundos depois, um deles dá o tiro e todos os estudantes saem correndo. Uma pessoa também passa correndo do lado de fora e, em seguida, é possível ver os dois suspeitos correndo. Segundo a Polícia Militar, três adolescentes de 14, 16 e 17 anos participaram da ação e foram detidos.
“Dois autores foram localizados no bairro Boaventura e um outro autor foi localizado nos fundo da escola, em um matagal. Ao se deparar com as guarnições, ele evadiu e se escondeu no mato, depois pulo dentro do rio. As nossas guarnições tiveram que entrar dentro do rio para localizar e apreender esse menino”, explicou Cristiano Kirchmair Mendes, aspirante da Polícia Militar.


De acordo com a Polícia Civil, um dos adolescentes, teria apenas sinalizado o alvo. Já os outros dois, encapuzados, entraram na escola e pela janela da sala deram o tiro, que acabou atingindo dois estudantes que, segundo as investigações da polícia, não tinham nada a ver com a história.

“Eles efetuaram o disparo para acertar a pessoa que eles, realmente, desejavam. No entanto, o disparo foi errado, o alvo, e acabou resvalando no braço de um e atingiu no tórax do outro. [Em depoimento eles] não relataram e, acredito que, eles sequer sabiam que tinham atingido pessoas distintas”, disse o delegado Cristiano Silva.

O delegado disse ainda que a polícia não teve como comprovar a participação do terceiro adolescente, que foi liberado. Já os dois menores que aparecem correndo nas gravações do circuito de segurança da escola continuam apreendidos.
Antes de atirar, adolescentes são flagrados correndo em direção a sala de aula em Três Corações (MG) (Foto: Reprodução EPTV)Antes de atirar, adolescentes são flagrados
correndoem direção a sala de aula em Três
Corações (MG) (Foto: Reprodução EPTV)


“Eles foram autuados em flagrante, apreendidos e encaminhados para a penitenciária, onde ficarão por cinco dias provisoriamente e, saindo a internação deles, serão encaminhados ao estabelecimento socioeducativo”, disse o delegado.

Momentos de tensão
Faltava apenas uma hora para terminar as aulas do turno da tarde, na Escola Estadual Godofredo Rangel, quando os tiros foram disparados pela janela da sala de aula. Dois alunos, de 14 e 15 anos, foram atingidos, um no braço e outro no peito. Imagens feitas por um celular mostram um dos jovens caído no chão. Após os tiros, houve pânico em toda a escola.

Na hora em que tudo aconteceu, cerca de 400 estudantes que estavam na escola permaneceram nas salas, com medo. Quando a polícia chegou, eles foram liberados. Do lado de fora, uma mulher que preferiu não ser identificada disse que ouviu tudo. "Na hora que eu escutei o tiro eu fiquei na sala, porque eu fiquei com medo, né. Aí, depois que eu fui lá ver, já estava o tumulto e a ambulância já chegou e os policiais também".
Vídeo mostra um dos adolescentes após ser atingido por tiro em escola de Três Corações (Foto: Reprodução/EPTV)Vídeo mostra um dos adolescentes após ser atingido por tiro em escola (Foto: Reprodução/EPTV)


Investigação
Segundo a Polícia Militar, os disparos foram feitos por três adolescentes que também estudam na escola. O motivo seria uma rixa. “A princípio, segundo informações, foi um atrito de bairros rivais aqui da cidade e que esses alunos moram”, explica o aspirante da PM, Cristiano Kirchmair Mendes.

Conforme a polícia, a disputa envolve menores dos bairros Vila Lima e Vila Jessé. Um adolescente que mora em um dos bairros teria ameaçado adolescentes de outro bairro. Por vingança, eles atiraram contra os menores.

Um dos rapazes, que levou o tiro no peito, permanecia internado em estado grave nesta sexta-feira, no Hospital São Sebastião em Três Corações. O outro rapaz foi atendido após ser atingido no braço e liberado em seguida. Os dois não tinham envolvimento com a rixa entre os menores.
Escola Estadual Godofredo Rangel em Três Corações (Foto: Reprodução/EPTV)Estudantes e pais estão inseguros após ataque em escola de Três Corações (Foto: Reprodução/EPTV)


Insegurança
Apesar do susto, a direção da escola decidiu manter as atividades, com aulas normais no turno da noite de quinta-feira e também na manhã desta sexta-feira (17). O clima que predominava na escola era de insegurança.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que está ciente da situação que aconteceu na quinta-feira à tarde na Escola Estadual Godofredo Rangel, em Três Corações. Segundo a nota, a direção da escola e o inspetor da unidade tomaram todas as providências cabíveis e acionaram a Polícia Militar e o Samu imediatamente após o fato. Os dois alunos atingidos pelos tiros foram levados ao pronto-socorro, acompanhados de uma funcionária da escola, e o diretor da unidade escolar entrou em contato com as famílias dos alunos feridos.

A secretaria informou ainda que a direção da escola e a secretaria estão à disposição da polícia para ajudar no que for necessário para o trabalho de investigação do órgão. A PM irá aumentar o patrulhamento na região da escola e fazer rondas também dentro da unidade de ensino. A direção da escola não quis se manifestar.