Moradores de pelo menos 5 cidades enfrentam falta de água no Sul de MG

Por baixa vazão de poços, Ribeirão Vermelho está sem água há 20 dias.
Em Varginha, falta de energia elétrica deixou 30 bairros sem fornecimento.






Pelo menos cinco cidades do Sul de Minas enfrentam falta de água nesta terça-feira (3). Em Ribeirão Vermelho, os moradores afirmam que há cerca de 20 dias a água não chega às casas. Em Varginha, a falta de energia elétrica deixou 30 bairros sem água. Jesuânia, Carmo de Minas e Extrema também estão com problemas de fornecimento.

Balde vazio e busca por água. É assim o dia a dia da dona Francisca Tereza Balbino Santos em Ribeirão Vermelho. A procura só termina quando a solidariedade entra no caminho. Na casa da Maria Pereira Silva Abreu apareceu um pouquinho de água e ela faz questão de dividir.

"Tem que dividir, porque senão não tem condições. Não pode fazer nada", reclama Maria. "É muito triste, porque [eu estou] com uma pia cheia de vasilhas, a casa toda suja, precisando de água pra fazer o serviço, e não tem [água], tem que ficar pedindo água, carregando baldes de água", completa a dona Francisca.

Na cidade, há cerca de 20 dias o fornecimento de água está instável. Em alguns lugares, aparece de vez em quando e em outros não há fornecimento. "Eu tenho que, durante o dia, subir umas três vezes na casa pra poder saber como está o nível do meu reservatório, pra assim então saber o que dá pra eu fazer: tomar um banho, lavar a louça ou lavar as roupas, tudo ao mesmo tempo não dá pra fazer", conta o mecânico Eliédson Vítor de Souza Pedro.

Os moradores contam que já ligaram pra Copasa atrás de uma solução, mas não tiveram resposta da empresa.

A Copasa informou à EPTV Sul de Minas que a falta d’água é por causa do aumento do consumo e da baixa vazão dos poços que atendem a cidade. A Copasa disse ainda que já trabalha pra amenizar a situação, mas não deu uma previsão para restituir o fornecimento.

Problemas em outras cidades


Em Varginha, o fornecimento de água foi interrompido na madrugada desta terça-feira por causa da falta de energia elétrica na unidade de bombeamento que atende a região.

Ao menos 30 bairros ficaram sem água: Centenário, Damasco, Jardim Sion, Santa Mônica, Santana, Nossa Senhora das Graças, Padre Vitor, Rezende, Jardim Atlântico Sul, Imaculada, Jardim Ribeiro, Santa Terezinha, Barcelona, Vila Registânea, Vila Josefina, Nova Varginha, Jardim Primavera, Urupês, Canaã, Santa Luiza, Centro, Bouganville, Belo Horizonte, Ozanan, Vila Floresta, Jandim Andere, Vila Andere, Jardim dos Pássaros, Minas Gerais e Jardim Mariana.

A previsão é que o abastecimento de água seja normalizado, de forma gradativa, assim que a energia elétrica for restabelecida.

Em Carmo de Minas, moradores do bairro dos Campos também estão sofrendo com a falta d’agua e eles afirma que o problema também atinge postos de saúde. O diretor do SAAE disse que nessa época do ano há uma demanda maior do consumo de água e que, pra amenizar os problemas, tem fornecido um caminhão-pipa pra repor a água.

Na cidade de Jesuânia, o abastecimento tem falhado desde o dia 26 de dezembro. O problema estaria relacionado a uma bomba d'água que quebrou e que até a publicação desta reportagem não foi consertada. A EPTV Sul de Minas tentou contato com a Prefeitura de Jesuânia, que é responsável pelo abastecimento de água da cidade, mas ninguém atendeu às ligações.

Já em Extrema, outra cidade que também está sofrendo com a falta d’água desde a semana do dia 26 de dezembro, a Copasa disse que o problema é um vazamento na tubulação. Segundo a companhia, a situação já foi resolvida e fornecimento deve voltar ao normal ainda nesta terça-feira.

Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV