Mais de 40 agências dos Correios são assaltadas em 2016 no Sul de Minas

Somente em Guaxupé, os Correios já foram assaltados seis vezes.
Para polícia, assaltos refletem a fragilidade da segurança dessas agências.







As agências dos Correios têm sido alvo recorrente de assaltos no Sul de Minas. Esse ano, pelo menos 41 agências foram assaltadas na região. Somente em Guaxupé, os Correios já foram assaltados seis vezes em 2016. Segundo a Polícia Civil, os assaltos refletem a fragilidade da segurança dessas agências.

Depois do assalto aos Correios de Guaxupé, a agência não abriu mais. O aumento da violência está assustando os moradores. “Quando o meu marido vai receber, eu fico preocupada, porque eu estou indo em outra agência e ele está aqui nos Correios. Então eu fico preocupada com a ‘saidinha’ de banco, ‘saidinha’ de Correios”, conta a dona de casa Sebastiana de Lourdes Silveira.

O último assalto foi na sexta-feira (23). O crime aconteceu por volta das 8h, antes da agência abrir. Segundo a polícia, o gerente dos Correios foi abordado na casa dele. Depois, os criminosos seguiram pra agência, onde outros funcionários foram feitos reféns. Todos foram trancados em uma sala.

Os assaltantes fugiram com o dinheiro do caixa. O valor roubado não foi divulgado. A polícia acredita que os criminosos façam parte de uma quadrilha especializada neste tipo de assalto.


O assalto expõe ainda outra preocupação, a fragilidade da segurança dos Correios. “O que nós percebemos é que essas agências dos Correios não são obrigadas a investir em sistema de seguranças armados e, portanto, queira ou não, eles prestam um serviço bancário à população, lidando com certas quantias. E isso tem deixado sim mais vulnerável e atraindo a prática deste tipo de crime”, completa Costa.“Subtraíram exatamente o aparelho que armazenava as imagens, de forma que não foi captada [nenhuma imagem]. Não restou para a polícia agora imagem dos assaltantes. Tudo denotando que se trata sim de uma quadrilha especializada, até porque, naquele mesmo local, outros crimes assemelhados a esse já foram praticados”, explica o delegado Alexandre Campezato Soares da Costa.

A EPTV Sul de Minas tentou contato com a assessoria de imprensa dos Correios em Belo Horizonte (MG) pra saber se eles vão reforçar a segurança da agência em Guaxupé, mas até a publicação desta reportagem, não houve resposta.

Os proprietários da loja vizinha da agência investiram em segurança. O medo é que o comércio também seja alvo dos bandidos. “A gente fica com medo, porque ladrão não tem nada a perder. Sai correndo e pode entrar em qualquer lugar e fazer qualquer um de vítima”, explica o gerente Jorge Donizete de Oliveira.

Fonte: G1 Sul de Minas