No mês de novembro o jovem estudante trespontano Dilson Gabriel Pieve, que foi o primeiro colocado no concurso de redação do Senado, Jovem Senador, esteve na Capital Federal.
Em sua 6ª edição, o Projeto Jovem Senador movimentou o Plenário do Senado no final do mês de novembro. Em solenidade aberta pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, os 27 estudantes selecionados para participar do projeto este ano receberam a premiação pelo concurso de redação por meio do qual foram escolhidos. O evento teve a participação do presidente do conselho do projeto, senador Eduardo Amorim (PSC-SE) e por vários senadores, assim como os diretores e professores que, em seus estados, apoiaram as atividades do projeto.
Por uma semana, os estudantes aprendereram como funciona o Senado e puderam praticar atividades típicas de seus membros, inclusive defender ideias que poderão ser convertidas em sugestões de projetos de lei. Desde a primeira edição do projeto, em 2011, os 162 jovens senadores já apresentaram 42 sugestões legislativas e 38 estão em tramitação. A maior parte trata de temas nas áreas da educação e do meio ambiente.
Renan Calheiros elogia trespontano
Renan afirmou que o Projeto Jovem Senador é uma iniciativa exitosa, a cada ano com adesão de mais instituições de ensino e, por consequência, maior número de participantes. Destacou que nesta edição, em que o concurso de redação adotou o tema “Esporte: Educação e Inclusão”, foram apresentadas ao projeto 113.880 textos, uma marca recorde.
O presidente do Senado elogiou os autores das três melhores redações: primeiro lugar, Dilson Gabriel Pieve, de Três Pontas (MG); segundo, Isabelle da Silva dos Santos, de Brasília (DF); e terceiro, Acsa Mendes de Albuquerque, de Macaparena (PE). Louvou ainda os professores e orientadores, destacando a contribuição para o sucesso de cada um dos alunos selecionados nessa edição. “As redações apresentadas nos dão um panorama alvissareiro de que podemos contar com a juventude para nos sugerir caminhos e direções com as suas propostas de lei e projetos”, disse.
Depois que o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) fez a entrega do certificado do projeto ao estudante mineiro Dilson Pieve, o primeiro colocado, dois atletas que atuaram nas Olimpíadas Rio 2016 foram convidados para laurear os outros dois jovens. A segunda colocada, Isabelle da Silva dos Santos, recebeu a premiação pelas mãos da nadadora de maratona aquática e medalhista olímpica Poliana Okimoto; e Acsa Mendes de Albuquerque, a terceira, por meio do ciclista de pista Gideoni Monteiro Rodrigues. Os demais estudantes receberiam seus certificados em momento seguinte.
Eleição – Trespontano foi quem fez o juramento
Coube também ao Dilson Pieve, o primeiro colocado, fazer a leitura do termo de posse como senador – “Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de jovem senador”. Depois, cada um dos jovens senadores, ao serem nominados, também manifestaram seu compromisso, em voz alta, dizendo “Prometo”.
O passo seguinte foi a realização da eleição para a Mesa do Senado Jovem, por meio cédula e voto secreto. O presidente, o jovem paraibano Pedro Manoel, foi eleito com 9 votos. O vice-presidente, Felipe Eduardo, de Santa Catarina, obteve 5 votos. O 1º Secretário será Luiz Jefferson, do Paraná, eleito com 4 votos. Para 2ª Secretaria, o escolhido foi Ruan Magalhães Rodrigues (Pará), que havia empatado com Jennyfer Emanuelly de Souza Ferreira (Piauí), mas ficou com o cargo por ser mais velho, o mesmo critério de desempate usado em eleições no Senado.
(Texto e fotos: Agência Senado)