Roubos e furtos: casos aumentaram 17%, de janeiro a setembro, em Minas Gerais

Levantamento avaliou dados de nove Estados; em Minas, em um ano, roubos explodem em todas as regiões




O jornal "Folha de S. Paulo" fez um levantamento sobre os registros de roubos e furtos em todas as regiões do país e constatou que este ano essas modalidades criminosas explodiram, a reportagem analisou informações das secretarias estaduais de segurança de Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.Todos eles tiveram aumento nos registros de roubos, em comparação com 2015.

No Rio Grande do Sul os roubos aumentaram 20% de janeiro a junho deste ano, comparados ao mesmo período do ano passado. No Rio de Janeiro houve aumento de 36% nos casos de roubo de janeiro a setembro de 2016 em relação a 2015. O mesmo aconteceu no Paraná, que viu os roubos crescerem 29% no primeiro semestre deste ano.

Já em Minas Gerais, em relação ao ano passado, de janeiro a setembro, o aumento foi de 17%. De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, os números absolutos não podem ser comparados entre os Estados, apenas as taxas de evolução, porque cada unidade federativa possui uma metodologia diferente para contabilizar os casos – podem somar ou não estatísticas da Polícia Militar e da Polícia Civil, por exemplo.

No Sul de Minas os roubos e furtos têm aumentado muito, não se pode comparar com o ano passado porque as autoridades não divulgam números, mas os assaltos e roubos têm assustado a população, principalmente sabendo que grande parte desses crimes não são divulgados.

Na madrugada de ontem, sábado, três homens foram presos depois de roubarem um caminhão carregado de aparelhos de ar condicionado na rodovia Fernão Dias, a BR-381, próximo a Três Corações, eles foram presos pela Policia Rodoviária Federal (PRF), que os encontraram logo depois do roubo próximo a São Gonçalo do Sapucaí. O trio foi detido pelos policiais próximo ao pedágio de São Gonçalo do Sapucaí. Eles foram presos e levados para o Presídio Estadual de Pouso Alegre. O carro usado no assalto foi encaminhado para um pátio credenciado em São Gonçalo e o caminhão foi devolvido para a empresa. O motorista não ficou ferido.




Fonte: Jornal de Lavras