Inscritos em quatro escolas têm Enem adiado em Poços de Caldas, MG

Lista divulgada pelo MEC inclui outras 20 cidades de Minas Gerais.
Exames nesses locais foram remarcados para dezembro.

Quatro escolas de Poços de Caldas (MG) tiveram a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adiada para os dias 3 e 4 de dezembro. O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma lista dos locais que ainda mantinham ocupação de estudantes em todo o país. Os jovens protestam contra a reforma do ensino médio e a determinação de um teto para os gastos públicos, mas teriam que deixar o prédio de instituições que teriam a prova neste final de semana (dias 5 e 6 de novembro) para manutenção do cronograma do ministério.

Veja lista completa aqui.

As instituições que estão com as provas adiadas são o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e as escolas estaduais David Campista, João Eugênio de Almeida e Professor Arlindo Pereira, o Polivalente. A lista completa com as instituições afetadas pela determinação do MEC do país foi divulgada no final da tarde desta terça-feira (2).
Escola Estadual David Campista está ocupada há 13 dias, desde 18 de outubro; movimento é questionado na Justiça em Poços de Caldas, MG (Foto: Ocupa David Campista/Poços de Caldas)Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas, MG, está ocupada desde 18 de outubro
(Foto: Ocupa David Campista/Poços de Caldas)










Tentativa de acordo

As ocupações em escolas do Sul de Minas começaram com a adesão de alunos da Escola Estadual David Campista no dia 18 de outubro. O movimento chegou a 17 instituições e 10 cidades da região. Nesta terça-feira, ainda havia ocupação em sete escolas de Poços de Caldas e em outras cinco instituições da região, entre escolas de ensino médio e de ensino superior.

No David Campista, os manifestantes chegaram a se comprometer com o juiz da 2ª Vara Criminal da cidade, José Henrique Mallman, a suspenderem a ocupação nos dias do exame. No Colégio Municipal, um acordo permitiu que as aulas foram retomadas na segunda-feira (31) paralelamente à ocupação.

A diretora Maria Rosmey da Silva Amaral acreditava que, com esse acordo, a aplicação do exame seria liberada na unidade. "Os nossos alunos farão sim o Enem e o Enem ocorrerá aqui na escola também. São 40 salas preparadas para isso", disse.
Estudantes ocuparam prédio de superintendência regional de ensino, em Poços de Caldas, MG, nesta terça-feira (1º) (Foto: Marcos Corrêa/Poços de Caldas)Estudantes ocuparam prédio de superintendência de ensino, em Poços de Caldas, MG, nesta terça-feira (1º)
(Foto: Marcos Corrêa/Poços de Caldas)









Ocupação de superintendência de ensino

Ainda na noite desta terça-feira, estudantes de Poços de Caldas ocuparam o prédio da Superintendência Regional de Ensino após uma passeata pelo Centro da cidade. A organização do protesto diz que a ocupação é por tempo indeterminado.

De acordo com a lista divulgada pelo MEC, 61 instituições de ensino de 21 cidades mineiras terão provas do Enem apenas em dezembro. Somente em Belo Horizonte, são 15 escolas afetadas. Em todo o país, 304 locais tiveram as provas remarcadas, o que afeta 191,4 mil dos 8,7 milhões de inscritos para o Enem 2016.

Fonte: G1 Sul de Minas