Concurso no Instagram vai revelar Presépios de Minas Gerais

Em sua segunda edição, ação do Circuito Liberdade recebe inscrições de fotos até o dia 12 de dezembro




O Circuito Liberdade está com inscrições abertas para a segunda edição do concurso de fotos no Instagram. Em 2016, a proposta é atrair participantes e seus registros a partir do tema “Presépios de Minas Gerais”. Além de contribuir para divulgar a cultura mineira, o concurso do Circuito Liberdade estimula a interatividade entre os seguidores das redes sociais.

Os interessados têm até o dia 12 de dezembro (segunda-feira) para postar suas fotos – inéditas – na rede social com a hashtag #PresépiosdeMinas. Além disso, é necessário que os participantes sigam o Circuito Liberdade no Instagram (@circuitoliberdade) e que os registros sejam de presépios disponibilizados dentro do território mineiro.

Os candidatos escolhidos terão suas fotos expostas na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, justamente durante as celebrações do Natal. Destaque, ainda, para a entrega de kits aos três primeiros vencedores, com publicações relacionadas ao universo artístico.

O regulamento completo com todas as regras do concurso pode ser consultado neste link.

Edição de estreia

Em 2015, aproximadamente 100 participantes se inscreveram no primeiro concurso de fotos do Circuito Cultural. Naquela oportunidade, o desafio era registrar imagens que traduzissem o espírito do Mês da Consciência Negra. Do total, foram selecionadas 15 fotos para a exposição na mostra Fachada Digital.

Para a entrega de prêmios, foram três os participantes escolhidos: Andrew Oliveira, Marcia Vasconcellos e Betânea Rosa (ver fotos). O reconhecimento do trabalho para eles que, na época, eram fotógrafos amadores, foi bastante comemorado. Betânea, inclusive, migrou para um perfil no Instagram dedicado exclusivamente à apresentação de suas fotos profissionais.

"Quando soube do resultado do Concurso Consciência Negra no Circuito - 2015, fiquei muito honrada, pois estava começando a descobrir minha paixão pela fotografia. Essa notícia trazia a certeza de que eu encontrara uma forma de expressar a minha arte e, ao vê-la reconhecida por profissionais tão importantes, dei início à minha carreira como fotógrafa profissional”, conta Betânea. “Ao mesmo tempo, foi uma grande oportunidade de participar do movimento cultural pela causa negra e também de manifestar todo o meu carinho pelo Circuito Liberdade, do qual tanto me orgulho, como artista e cidadã", completa.





Circuito

O Circuito Liberdade é formado, atualmente, por 14 espaços. Os mais recentemente incorporados são o BDMG Cultural (desde o segundo semestre de 2015) e a Academia Mineira de Letras (desde junho de 2016). Junto a eles estão: Arquivo Público Mineiro; Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; Casa Fiat de Cultura; Cefar Liberdade; Centro Cultural Banco do Brasil; Centro de Arte Popular – Cemig; Espaço do Conhecimento UFMG; MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal; Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa; Memorial Minas Gerais Vale; e o Museu Mineiro.

Hoje, o Circuito Liberdade atua com uma proposta mais democrática e inclusiva. Em sua programação está, por exemplo, o Observatório do Circuito, iniciativa que oferece encontros gratuitos em intervalos de cerca de dois meses. Neles, são discutidos temas ligados aos espaços culturais e à comunidade, com participação de diversos convidados e do público em geral. O mais recente ocorreu em setembro, com o tema “Espaços Culturais e Acessibilidades”.

De janeiro a outubro de 2016, o Circuito já recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes. Conheça mais sobre os espaços e o trabalho desenvolvido em www.circuitoculturalliberdade.com.br.

Fonte: Agência Minas