Tempo e dinheiro curtos obrigam candidatos a apostar no corpo a corpo nas eleições municipais

Para eleições municipais deste ano, candidatos não contam com financiamento privado, tempo na TV cairá de 30 minutos para 10 minutos, muros não poderão ser pintados nem cavaletes colocados em ruas




Entre marqueteiros, dirigentes partidários e candidatos, é unânime o entendimento de que as receitas despencaram.

Tomadas aéreas, efeitos visuais e sonoros, captações novelescas em dezenas de ambientes, multiplicidade de câmeras, isso tudo refluiu.

Se falta o empacotamento, o candidato terá de ganhar mais votos na estratégia política, discurso certeiro, simpatia e autenticidade.

O velho bordão do político que "gasta sola de sapato" para trotear pelas cidades e guetos também está de volta.


Em 2016, os concorrentes somente poderão financiar as suas campanhas com recursos do fundo partidário e doações de pessoas físicas, que deverão se limitar à fatia de 10% dos ganhos declarados no último Imposto de Renda.

Menos espetáculo, mais realidade. A campanha de rua também sofreu reduções visuais drásticas não somente por questões financeiras, mas legais: a norma veda, por exemplo, que candidatos façam propaganda com a pintura de muros e o uso de cavaletes e bonecões — que inundaram cidades nas últimas eleições. Ante as restrições de métodos e de dinheiro, a palavra "criatividade" e o uso das redes sociais estão entre as alternativas mais citadas



O que está proibido na campanha eleitoral


Pintura de muros, cavaletes, outdoors, showmícios, posts pagos em redes sociais e distribuição de brindes, financiamento privado


NÃO PODE


Bater recorde em gastos de campanha;  Receber dinheiro de empresas; Fazer superproduções para as propagandas ; Difamar o adversário em redes sociais; Colocar placas, cavaletes, bonecos, faixas e afins em espaços públicos (cinemas, shoppings, lojas, templos, centros comerciais, ginásios, estádios, etc.

Também não pode Outdoors (inclusive eletrônicos); Oferecer ‘presentes’ para eleitores; Fazer ‘showmícios’ (comício com show de artistas); Todo material gráfico deve conter o nome da gráfica que o confeccionou, com CNPJ de quem fez e de quem contratou o serviço; Fazer telemarketing; Arrecadar dinheiro por ‘vaquinhas virtuais’.