Saque do PIS/Pasep: Ministério do Trabalho prorroga prazo

O prazo para saque do abono salarial foi prorrogado pela segunda vez e poderá ser retirado até 31 de dezembro.


Os cidadãos que não tiveram tempo ou não sabiam se tinham direito ao recebimento do abono salarial PIS/PASEP podem comemorar, pois o Governo Federal ampliou o período para fazer a retirada do benefício.
Essa é a segunda prorrogação que acontece este ano, o prazo já havia sido estendido anteriormente e seria encerrado nesta quarta-feira (31), mas agora será até o final do ano, 31 de dezembro. De acordo com os dados doMinistério do Trabalho, cerca de um milhão de trabalhadores não fizeram o saque do abono que tem como base o ano de 2014.
O atual responsável pelo Ministério do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou através de um comunicado que, durante a prorrogação do prazo, mais de 200 mil trabalhadores fizeram o saque do abono. Com o prazo estendido, estima-se que boa parte dos trabalhadores retirem o seu benefício.
Quando for encerrado o prazo em definitivo, o benefício que não foi retirado será devolvido para o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e não haverá mais possibilidade de sacar o abono.
O Ministério do Trabalho possibilitou, através do seu site, verificar se a pessoa temdireito ao recurso, também é possível fazer a consulta por meio de uma lista que o governo disponibilizou.
Quem tem direito ao abono
Para que o trabalhador tenha o direito de retirar o PIS/PASEP, precisa atender alguns requisitos. O trabalhador precisa estar inscrito no PIS/PASEP no mínimo há 5 anos. O salário recebido não pode ultrapassar o valor de dois salários mínimos vigentes no ano de 2014. Precisa ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias. Os dados do trabalhador devem estar atualizados na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
PIS/PASEP - 2016
Os valores referentes ao ano de 2015 iniciou o pagamento em 28 de julho e poderá ser retirado até o dia 30 de junho de 2017. O ministério do trabalho estima repassar cerca de R$ 14 bilhões aos trabalhadores que terão direito ao recurso.
Como retirar o abono
Os trabalhadores podem averiguar se o dinheiro não foi depositado direto na conta, caso contrário, poderá comparecer a da Caixa Econômica ou casas lotéricas (PIS), munidos dos documento de identificação e cartão cidadão. Se o cadastro for no PASEP, deverá procurar a agência do Banco do #Brasil.
Uma central de atendimento foi criada para tirar dúvida e os interessados podem entrar em contato através do telefone 0800-726020 – Caixa Econômica e 0800-7290001 Banco do Brasil. 

Fonte: blastingnews