Prefeito de Caxambu é cassado após reunião da Câmara Municipal

Ojandir Ubirajara Belini (PP) já havia sido afastado do cargo em julho.





O prefeito de Caxambu, Ojandir Ubirajara Belini (PP), foi cassado em reunião extraordinária na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (26). Uma Comissão Parlamentar de Inquérito concluiu que o prefeito teria cometido crime de improbidade administrativa ao usar um carro oficial da prefeitura sem motorista e por ter provocado prejuízos aos cofres públicos ao se envolver em um acidente com o carro, que teve perda total, em outubro de 2015.

Na votação, oito dos onze vereadores votaram pelo afastamento, dois votaram contra (Sandrinho e Newton Américo), e um se absteve (Joaquim Fernandes).

Em julho deste ano, os vereadores já tinham conseguido afastar o prefeito do cargo por 90 dias. No entanto, Belini conseguiu na Justiça retonar ao cargo. Segundo informação extraoficial, ele já entrou com um recurso contra a decisão dos vereadores.


Acidente

Em outubro de 2015, o prefeito sofreu um acidente na zona rural de Conceição do Rio Verde (MG). O carro em que Belini estava capotou e ele foi socorrido por pessoas que passavam pelo local. O prefeito fraturou duas costelas e tomou 15 pontos na cabeça por causa do acidente, que aconteceu em um sábado à noite, quando o prefeito não estava no horário de trabalho.

Segundo a Câmara de Vereadores, não foi realizado um boletim de ocorrência e o veículo foi levado para um guincho em São Lourenço (MG). O município de Caxambu teria tido prejuízo com o pagamento do seguro, já que o carro foi comprado por R$ 82 mil e o valor pago pela seguradora foi de pouco mais de R$ 65 mil. O carro teve perda total.