Greve nos bancos continua em cerca de 80% das cidades do Sul de Minas

Movimento nacional completa três semanas nesta terça-feira (27).
Rodada de negociações com a Fenaban foi retomada.






A greve dos bancários completa três semanas de paralisações nesta terça-feira (27). No Sul de Minas, 107 cidades são afetadas pelo movimento em agências de bancos públicos e privados, o que representa cerca de 80% dos municípios com serviços bancários. Uma reunião da categoria com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que aconteceu durante a tarde, terminou sem novo acordo, mas as negociações foram retormadas.

De acordo com as lideranças sindicais na região, ainda não há perspectiva para o encerramento das paralisações, que já atingem 14 mil agências em todo o país, conforme dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Na base sindical de Itajubá (MG), há adesão de grevistas em 30 das 35 cidades de abrangências. "Temos 198 agências bancárias e 80% delas estão paradas, apenas com atendimento nos caixas eletrônicos. Agora que as negociações serão retomadas, vamos ver se conseguimos um acordo", disse o presidente do sindicato, José Manuel Cerva de Oliveira.

Já na base do sindicato dos bancários de Varginha, a greve atinge 54 dos 70 municípios com agências de bancos. Na regional de Poços de Caldas (MG), 95% das agências bancárias aderiram à paralisação, conforme o sindicato, e o movimento chegou a 23 dos 26 municípios.

Negociação
Os bancários pedem reposição da inflação mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

A Fenaban, que vem mantendo a oferta de reajuste de 7% no salário, PLR e nos auxílios refeição, alimentação, creche, além de abono de R$ 3,3 mil, não informou se deve melhorar a proposta com a reabertura das negociações.

Serviços afetados
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), representante dos bancos, informou que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

O cliente ainda tem a possibilidade de usar os correspondentes bancários, existentes em postos dos Correios e casas lotéricas, para pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.

Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV