Últimas delegações em território mineiro, atletas embarcam para o Rio de Janeiro

Países possuem resultados positivos nos Jogos Olímpicos Rio 2016





Depois do Rio de Janeiro, Minas Gerais foi o estado brasileiro com maior número de eventos olímpicos. No total, além de dez partidas do Torneio Olímpico de Futebol e 32 atletas representantes na delegação brasileira, o território mineiro também foi a casa de 17 países, contando a equipe de canoagem do Brasil. Entre esses países estão a Bélgica (Uberlândia), a Eslováquia e a China (Juiz de Fora), que permaneceram em território mineiro até ontem (16/08).

Toda a delegação belga, com cerca de 80 atletas, realizou treinamentos e aclimatação em Uberlândia. A cidade fez muito bem aos europeus até aqui, já que o país superou os resultados alcançados em Londres 2012, quando obteve três medalhas. A Bélgica ocupa a 25ª colocação no quadro de medalhas, com cinco condecorações (duas de ouro, uma de prata e duas de bronze) nas modalidades atletismo, ciclismo de estrada, natação, ciclismo de pista e judô.

Já Juiz de Fora recebeu cem esportistas do atletismo chinês e outros trinta eslovacos da mesma modalidade. Até aqui, os asiáticos já faturaram quatro medalhas no atletismo (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze), enquanto a Eslováquia ainda competirá na marcha atlética.

Uberlândia receberá, a partir da próxima semana, representantes de todas as modalidades da delegação paralímpica da Irlanda, com 45 integrantes. Já Juiz de fora recepciona, também na próxima semana, 43 paratletas da delegação de atletismo do Canadá, enquanto Belo Horizonte captou todo comitê paralímpico do Reino Unido.

Núcleo de Articulação Minas 2016

Minas Gerais foi o único estado brasileiro a criar um programa para atendimento e captação de delegações estrangeiras para sediarem seus treinamentos, antes e durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. A captação das delegações é um trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Esportes, por meio do Núcleo de Articulação Minas 2016, coordenado pelo secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique.

Foto: Divulgação/Getty Images.
Fonte: Minas 2016