Procura por vacina contra a dengue gera fila de espera em Pouso Alegre

Doses devem ser vendidas a R$ 250 em clínicas particulares da cidade.
Indicação é de que pessoas tomem três doses com intervalos de seis meses.



A procura pela vacina contra a dengue foi tão grande que já tem até fila de espera nas clínicas dePouso Alegre (MG). A primeira remessa oficial do medicamento chegou ao Brasil em março, com 500 mil doses. Cada uma deve ser vendida a R$ 250 na cidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grau de proteção varia para cada tipo de vírus e a cobertura vai de 47 a 83%. Mesmo quem teve a doença, pode tomar a vacina. E ideal é que cada pessoa tome três doses com intervalos de seis meses entre elas.

"O público alvo das vacinas de dengue são as pessoas de 9 a 45 anos. Ela está contraindicicada nas grávidas, nas mulheres que estão amamentando, nas pessoas que estão fazendo tratamento de quimioterapia e também nas pessoas que estejam portando uma doença mais grave, como a pneumonia, por exemplo, e também febre alta", diz a médica Elizabeth Junqueira.

Preocupada com a dengue, a administradora Eveline Machado dos Reis reservou doses para ela e para o marido. Agora estão esperando para tomarem a primeira delas. "A sensação vai ser de tranquilidade, porque na época de surto, já vamos estar imunizados. E a prevenção é o melhor remédio".

Em uma clínica da cidade, a expectativa é que os clientes que vacinaram contra a gripe, procurem também pela proteção contra a dengue. O local já tem várias pessoas catalogadas e muitas demonstraram o interesse pela vacina contra a doença.

"Esses pacientes vão receber uma mensagem por SMS e, durante uma semana, as doses estão reservadas para quem quiser vir até a clínica. Após essa semana, eu acredito que vão sobrar doses, e aí eu estou com uma fila de espera de 50 pessoas", conta Núbia Maglioni, dona da clinica.

A vacina funciona apenas contra a dengue, já que a zika e a chikungunya – que também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti –, são provocadas por outros vírus. Mesmo assim, em outra clínica da cidade, a fila de espera também já está grande.

"Nós fizemos um pedido de mil doses. A previsão é que chegue em 10 dias, e a fila de espera está em mais ou menos 100 pessoas", diz Ana Cláudia Rufino, responsável técnica pela clínica.

Por enquanto, a vacina contra a dengue é encontrada somente na rede particular. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV