Iniciativa, que busca ampliar o contato com o livro e a literatura, vai distribuir o equivalente a R$ 250 mil em acervos e mobiliário
Foto Ilustrativa |
Cada um dos municípios escolhidos receberá o equivalente a R$ 50 mil em acervo de, no mínimo, mil itens, entre livros em impressão comum e Braille, periódicos, CDs, DVDs, audiolivros, estantes e carrinhos de transporte. O edital e os formulários necessários para a inscrição estão disponíveis no sitewww.bibliotecapublica.mg.gov.br.
Segundo dados do cadastro mais atual do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, dos 853 municípios mineiros, 785 possuem pelo menos uma biblioteca pública municipal. Como há localidades com mais de uma unidade, o número total de bibliotecas mais recente aponta para a marca de 814.
Com foco na descentralização e democratização do acesso à cultura, o edital traz como proposta ampliar o acesso ao livro e à leitura em todo o estado.
“A criação de bibliotecas públicas em todo o largo território de Minas Gerais possibilita a todo mineiro não só o contato com a literatura e o livro, mas também a obtenção, através deles, de novos instrumentos para se tornar cidadão e leitor do mundo”, reforça o superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens.
De acordo com o edital, os municípios que ainda não têm biblioteca terão prioridade, com direito a uma quantia de pontos automaticamente somada à sua avaliação. Além disso, caso dois municípios fiquem empatados e um deles ainda não tenha biblioteca, este será o contemplado.
Mesmo assim, vale ressaltar, localidades que já possuem esses espaços culturais também podem participar do edital para criar uma nova unidade, preferencialmente em distritos ou na zona rural.
Como se inscrever
A inscrição no edital precisa ser feita pela prefeitura de cada município, que deve incluir todas as informações relativas ao projeto de criação da nova biblioteca, como plano de trabalho, características da comunidade e os nomes dos funcionários que irão integrar a equipe.
As propostas deverão considerar aspectos como a promoção da leitura na localidade, a democratização do acesso ao livro, à informação e à leitura; o estímulo à integração da biblioteca com outras linguagens culturais; e o estímulo ao registro e difusão da memória bibliográfica da comunidade, entre outros.
A diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, Cleide Fernandes, dá dicas para os proponentes. “Os avaliadores só contam com o formulário para analisar a proposta do município. Portanto, a nossa dica é que sejam detalhistas ao máximo. O importante é demonstrar que o público que será beneficiado e os objetivos do projeto estão claros, e a justificativa, coerente; o plano de trabalho deve ser realista e adequado ao espaço de uma biblioteca, e a equipe que atuará no novo espaço também deve ser nomeada”, orienta.
As propostas devem ser protocoladas, conforme orientações do edital, no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais, sediado na Praça da Liberdade 21, salas 303/304, Belo Horizonte/MG – CEP 30140-010, até 12 de setembro de 2016, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviadas pelo correio para o endereço acima indicado, valendo a data da postagem feita até o último dia de inscrição.
Sistema Estadual De Bibliotecas Públicas Municipais De Minas Gerais
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais atende a uma rede de mais de 800 bibliotecas em todo o estado, com doações de acervo, exposições itinerantes, assessorias técnicas e capacitação de gestores.
Serviço:
Edital para criação de bibliotecas públicas municipais – 2016
Inscrições abertas: de 28 de junho a 12 de setembro de 2016
Endereço para entrega de propostas:
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais
Praça da Liberdade, 21, salas 303/304, Funcionários - Belo Horizonte/MG - CEP 30140-010
Entrega presencial (das 8h às 17h) ou via Correios
Outras informações: pelo telefone (31) 3269-1202 ou pelo e-mail sistema.sub@cultura.mg.gov.br.
Fonte: Agência Minas