Associação de Apoio aos Moradores de Rua (Amor) recebe doações.
Colchonetes térmicos feitos com caixas de leite e suco estão sendo confeccionados em Pouso Alegre (MG) para proteger do frio quem mora nas ruas. A ideia partiu de uma advogada e foi adotada por uma associação da cidade, a Amor, que tem o trabalho voltado para esse público. Pelo menos 40 unidades já foram doadas.
O colchonete lembra uma esteira de praia. Tem 1,60 metro de comprimento por 60 centímetros de largura. Depois de higienizadas, as caixinhas são costuradas e envoltas por um cobertor.
"Eles são enrolados para que o morador possa levá-los para qualquer lugar. Passa a ser uma manta térmica. Por causa da caixa de leite, é um material leve e quente", conta a advogada Rosângela Gomes.
O morador de rua Benedito já recebeu o seu e ficou bastante agradecido. "O que vocês estão fazendo aqui, vou falar uma coisa, não tem preço", disse aos membros da Amor na manhã desta segunda-feira (20). Até então, Benedito tinha apenas um cobertor fino para se aquecer.
"A caixa tetra pak, virada com a parte metalizada para a pessoa, age como um espelho, devolvendo essa radiação [calor do corpo], que é uma forma de energia que volta a aquecer o corpo", explica o professor de física, Rodrigo Lima.
Quem quiser ajudar na confecção dos colchonetes térmicos pode doar embalagens de leite e suco na sede da Associação de Apoio ao Morador de Rua (Amor), criada há um ano em Pouso Alegre. O endereço é Rua Silviano Brandão, 205, Centro.
Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV