Tempestade atingiu a cidade, derrubou árvores e prejudicou lavouras.
Um morador de Congonhal (MG) conseguiu flagrar um fenômeno raro, conhecido como “nuvem funil” nesta quarta-feira (1º). A imagem foi feita no bairro Taiobas, pouco antes de uma tempestade atingir a cidade, pelo morador Rafael Augusto Bueno.
A imagem chamou a atenção. Já a tempestade, segundo os moradores, derrubou árvores e destruiu telhados e lavouras no município. A prefeitura precisou fazer a retirada de uma árvore na estrada. Nesta quinta-feira (2), equipes da prefeitura e da Cemig devem visitar os locais atingidos. Os estragos ainda estão sendo contabilizados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Esta é a segunda vez que o fenômeno, que se assemelha a um tornado, é fotografado no Sul de Minas. Em outubro de 2015, uma imagem semelhante foi flagrada no Pico do Gavião, em Andradas (MG) e também chamou a atenção de quem estava no local.
Segundo o Instituto Somar de Meteorologia, o fenômeno registrado é semelhante a um tornado, mas de fraca intensidade e não chega a tocar o solo. Ele ocorre principalmente quando há o choque de massas de ar frio com o ar quente. Nesse tipo de fenômeno, os ventos podem chegar a 180 quilômetros por hora.