Foto arquivo Jornal i9 Minas Construtor Osvaldo Gonçalves da Silva no início da obra da UBS Vila Verde |
A Câmara Municipal de Caxambu realizará Audiência de Instrução (oitiva de testemunhas) perante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) constituída para apurar irregularidades na contratação de empresa, na realização e na execução da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Verde, no dia 3 de junho.
Na oportunidade, serão ouvidos os senhores: Gabriel Ferreira Filho, às 13 horas; Maria Denise da Silva, às 14 horas; Márcio Vargas de Andrade, às 15 horas e Alexandre Santos de Andrade, às 16 horas.
Entenda o Caso:
Câmara trabalha na apuração de suposto pedido de propina
O construtor Osvaldo Gonçalves da Silva protocolou na Câmara, no dia 23 de fevereiro, uma denúncia referente ao suposto pedido de propina pelo prefeito em relação à obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Verde. Diante desta situação foi formada uma Comissão Especial composta pelos vereadores Alessandro Fortes (Sandrinho do Som), Denílson Martins (secretário) e Marcos Halfeld, para apurar os fatos, no dia 29. A Comissão ouviu três testemunhas, bem como o construtor, nos dias 1º e 4 de março. Teria que apresentar o parecer, no dia 14, o que não ocorreu, pois aguardava respostas de um requerimento apresentado ao Executivo durante a Reunião Ordinária, no dia 29 de fevereiro, solicitando informações a respeito da citada obra.
Durante a Reunião Ordinária realizada pela Câmara, no dia 14 de março, foi lido um comunicado do construtor Osvaldo Gonçalves conclamando a população para cobrar dos seus representantes medidas assegurando o afastamento imediato do prefeito. Na oportunidade, o presidente Fábio Curi informou que a Câmara estava tomando todas as medidas cabíveis, inclusive cobrando do Executivo as respostas do requerimento elaborado pela Comissão, subscrito por todos os vereadores, solicitando informações sobre o caso.
O relatório da Comissão Especial foi apresentado durante a Reunião Ordinária, no dia 21 de março. Na oportunidade, foi apresentado também o Requerimento nº 27/16, assinado por todos os vereadores, exceto Joaquim Fernandes e Nilton Américo, requerendo a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de apurar possíveis irregularidades na realização da obra da UBS do bairro Vila Verde.
A Comissão foi composta no dia 4 de abril pelos seguintes vereadores: Clóvis Almeida (PSDB – membro), Jean Carlos (PDT – relator), Hercílio Nogueira Filho (PMDB – presidente), Marcos Halfeld (DEM – secretário) e Nilton Américo (PP – membro).
No dia 20 de maio foi realizada audiência de instrução (oitiva do senhor Osvaldo Gonçalves da Silva) perante a CPI constituída para apurar possíveis irregularidades na contratação de empresa, na realização e na execução da obra da UBS Vila Verde. Os trabalhos de apuração continuam em andamento na Casa.
Câmara ouviu autor da denúncia de suposto pedido de propina
Construtor Osvaldo Gonçalves da Silva depõe na Câmara, no dia 20 de maio
Fonte: Câmara Municipal de Caxambu