Congonhal decreta estado de emergência após vendaval em bairro

Ventos que chegaram a 90 km/h acompanharam formação de nuvem funil.
Moradores relatam perdas em lavouras e destruição em galpões e casas.




A Prefeitura de Congonhal (MG) decretou estado de emergência nesta sexta-feira (3) devido aos prejuízos que a cidade teve por causa da passagem de uma nuvem funil acompanhada de vendaval. Segundo a administração municipal, um levantamento tem sido feito no bairro Taiobas, onde o fenômeno provocou danos em lavouras, casas e galpões na tarde de quarta-feira (1º).

Ainda conforme da prefeitura, um relatório será enviado ao governo de Minas Gerais. Por enquanto, os relatos na cidade são de danos materiais a moradores da área rural, sem registro de feridos. Os ventos chegaram a 90 km/h, de acordo com a análise dos meteorologistas, o que deixou a sensação de que a nuvem funil se parecia com um tornado.

Momentos de desespero
No sítio onde Roldão Moreira de Fonseca trabalha, além dos dois galpões destruídos, uma cobertura metálica foi arremessada para longe. O trator e outros equipamentos agrícolas ficaram danificados. Uma casa foi destelhada e apresenta rachaduras nas paredes.

Fonseca estava na parte externa do sítio quando viu a nuvem se formando e um vento forte chegando ao local por volta das 15h. Ele começou a filmar com o celular, mas logo teve que buscar um local para se proteger.

Junto com um colega de trabalho, o morador se escondeu atrás de uma caçamba e registrou os minutos de desespero. "O vento veio e ficou em torno da gente. O redemoinho subindo a gente assim", diz Fonseca.

  •  
  •  
Moradores contam prejuízos após passagem de nuvem funil no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)Moradores contam prejuízos após passagem de nuvem funil no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV)


Segundo a meteorologista Patrícia Vieira, embora as imagens dêem a impressão de que a cidade foi atingida por um tornado, o fenômeno se diferencia pelo fato da nuvem não tocar o chão. "Os estragos foram provocados pela rajada de vento, que geralmente antecede a chuva. Existia a formação de nuvens de tempestade na região que, conforme foram passando, foram levando chuva forte e granizo para as cidades", explica.

Fonte: G1 Sul de Minas/MG