Minas Gerais já registrou 94 mortes pela doença, sendo uma em Varginha.
A dengue assusta várias cidades do Sul de Minas. Nesta semana, a 1ª morte pela doença foi confirmada em Varginha (MG). No entanto, há municípios da região que não registraram sequer um caso de dengue. Entre eles, estão cidades como São Sebastião do Rio Verde (MG) e Jesuânia(MG).
Em São Sebastião do Rio Verde, os últimos dois casos de dengue foram registrados no ano passado e, mesmo assim, são de casos contraídos em outras cidades. Segundo o Setor de Epidemiologia, as campanhas de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti foram intensificadas.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no Sul de Minas, 24 municípios não registraram nenhum caso de dengue neste ano. Um Jesuânia, por causa da recusa de alguns moradores em receber a vigilância, uma lei foi criada em fevereiro deste ano. O objetivo é responsabilizar cada um pelo cuidado com os focos do mosquito nas casas, comércios e lotes. Uma piscina com lavras já gerou multas, que pela lei, podem variar de R$ 250 a R$ 500.
"Nos ajudou mais, deu mais uma cobertura, mais uma autoridade pra gente agir nessas casas, residências, piscinas, manutenção, foi um respaldo muito bom que nós ganhamos. Todo dia tem que estar combatendo", disse o agende de endemias Alexandre Donizete Aleixo.
Além de Jesuânia e São Sebastião do Rio Verde, aparecem no levantamento da Secretaria Estadual de Saúde os municípios de Bom Respouso, Brazópolis, Cabo Verde, Careaçu, Carvalho, Delfim Moreira, Estiva, Liberdade, Marmelópolis, Minduri, Munhoz, Olímpio Noronha, Senador Amaral, Senador José Bento, Serranos, Silvianópolis, Tocos do Moji, Virgínia e Wenceslau Bráz.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, neste ano já foram registrados mais de 445 mil casos prováveis de dengue e 94 mortes provocadas pela doença. Uma delas, em Varginha.
Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV