A Polícia Civil de Minas Gerais publicou, em sua página no Facebook, uma série de vídeos com dicas de prevenção ao desaparecimento de crianças. Os vídeos falam sobre os cuidados que os pais devem ter com os pequenos, sobretudo em locais com grande aglomeração de pessoas, e quais as providências devem ser tomadas caso o desaparecimento seja constatado.
Entre as dicas, a Polícia Civil recomenda que os pais façam o quanto antes a carteira de identidade da criança, que pode ser emitida a partir de um ano de idade. As digitais são formadas no sexto mês de gestação e permanecem iguais para sempre, o que permite identificar a pessoa desaparecida em qualquer momento da vida.
Outra dica é nunca divulgar o número pessoal para contato. De acordo com a Polícia Civil, é comum a prática de trotes e até mesmo de extorsão. Por isso, a corporação recomenda divulgar o número 0800-2828-197 para que as pessoas façam as denúncias. O telefone funciona 24 horas, a ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar.
A corporação ainda destaca que não é preciso esperar 24 horas para acionar as polícias em caso de desaparecimento. A pessoa pode ir em qualquer delegacia ou fazer o registro na Delegacia Virtual, no site www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
Evento de atenção
A Polícia Civil realiza neste sábado (21/5), na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, das 9h às 12h, o evento de atenção ao Dia Internacional da Criança Desaparecida, celebrado na próxima quarta-feira (25/5).
No local a Polícia Civil vai oferecer dicas de prevenção e conscientizar as famílias sobre seu papel, inclusive para evitar a reincidência de desaparecidos. Além de dicas, haverá atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, pula-pula, algodão doce e pipoca.
Os pais também poderão emitir a primeira via da carteira de identidade dos que tiverem mais de um ano. Para isso, deverão levar os seguintes documentos: duas fotos recentes da criança, tamanho 3x4, certidão de nascimento original ou cópia autenticada e carteira de identidade do pai ou da mãe.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais para a emissão da carteira de identidade. A previsão é de que sejam emitidos cerca de 120 documentos.
Fonte: Agência Minas