Lavras e outras cidades do Sul de Minas recebem programa de estímulo ao planejamento

Representantes das cidades de Pouso Alegre, Andradas, Itajubá, Poços de Caldas, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí, Muzambinho, Lavras, Alfenas, Machado, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Três Pontas e Guaxupé, vão elaborar e estruturar os projetos definidos de acordo com as demandas de cada município.





O Oficina de Projetos, programa de estímulo à cultura do planejamento e acompanhamento de resultados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), dá início a uma série de ações de interiorização. Pouso Alegre vai sediar a reunião da Regional Sul e Centro-Sul, nos dias 2 e 3 de junho de 2016, no Usina UNA. O objetivo é disseminar a experiência em gestão de projetos da sede do Conselho para todas as unidades administrativas do interior, buscando a valorização dos interesses locais e a percepção da engenharia como bem social.

O trabalho consiste em identificar pelo menos um projeto local para cada inspetoria e escritório de representação do Conselho, que somam, hoje, 79 unidades de atendimento em todo o estado. Representantes das cidades de Pouso Alegre, Andradas, Itajubá, Poços de Caldas, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí e Muzambinho, que compõem a Regional Sul do Crea-Minas, e das cidades de Lavras, Alfenas, Machado, São Sebastião do Paraíso, Varginha, Três Pontas e Guaxupé, da Regional Centro-Sul, vão elaborar e estruturar os projetos definidos de acordo com as demandas de cada município. As cidades terão um prazo de, no máximo, um ano para a execução. Durante esse período, o Crea-Minas vai proporcionar uma estrutura de apoio para o acompanhamento dos trabalhos, tendo em vista não apenas à implantação dos projetos como também a metodologia de gestão.

O presidente do Conselho, engenheiro civil Jobson Andrade, ressalta a importância e a necessidade de debater políticas públicas. "Por ser o Crea-Minas uma instituição que congrega as entidades de engenharia no estado e que detém conhecimento técnico, é também de nossa responsabilidade social promover debates acerca das necessidades da população", afirma.

Na oportunidade, será realizado ainda o "Café Empresarial", quando o presidente Jobson Andrade vai apresentar o recém-criado Colégio Estadual de Empresas às lideranças empresariais da região. O Colégio tem por objetivo fazer a aproximação entre cadeia produtiva e o Crea-Minas, evidenciando a importância desse setor como um dos principais agentes de desenvolvimento do Brasil.

Seguindo o objetivo do evento de debater as necessidades da população, também será realizado o workshop de Políticas Públicas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ministrado pela Câmara Temática de Meio Ambiente do Crea-Minas. O intuito é mobilizar a área de engenharia e levar informações sobre temas ligados ao licenciamento ambiental a profissionais técnicos e instituições. Durante o workshop, será apresentado ainda o novo Colégio Estadual de Representantes Institucionais, que foi criado a fim de auxiliar tecnicamente os representantes indicados pelo Crea-Minas que atuam junto aos conselhos e órgãos colegiados dedicados a temas como meio ambiente, plano diretor, política urbana, saneamento, habitação, patrimônio cultural, mobilidade urbana, entre outros.



Fonte: Jornal de Lavras