Moradores buscam emprego com ajuda de aplicativo em Pouso Alegre

Cidade fechou mais de 300 vagas entre janeiro e fevereiro de 2016.
Grupo de bate-papo tenta aproximar empregadores de empregados.



Mais de 300 vagas de emprego foram fechadas em Pouso Alegre (MG) apenas entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo o último balanço divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), setor ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Para driblar a crise, moradores criaram um grupo em aplicativo de bate-papo para aproximar quem precisa de trabalho de quem quer contratar.

Desempregado desde janeiro, Altair Aparecido Ribeiro Júnior conseguiu uma entrevista de emprego justamente por causa do grupo. Ele está esperançoso em poder destrancar a faculdade, plano que tem sido adiado pela falta de renda.

"Através do grupo eu já consegui enviar mais de 20 currículos pra RHs [agências de recursos humanos] de empresas e já consegui fazer uma entrevista, e estou aguardando a resposta", conta

Oportunidade
A recepcionista Tatiana Roberta Miranda é quem administra a plataforma de compartilhamento de vagas. Ela mesma é uma beneficiária do serviço- encontrou o atual trabalho com a ajuda do grupo.

"Já chegou dia de colocar 10 oportunidades de emprego e as pessoas irem lá e falar que conseguiu agendamento de entrevista, entregou currículo, teve um retorno legal. Eu [inclusive] fui admitida [em uma empresa] através do grupo, está dando muito certo", garante.

Atuante no setor de recursos humanos, a psicóloga Claudia Marinho Ribeiro acredita que o grupo é uma boa ideia para quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, mas é preciso estar atento ao comportamento na plataforma.

"Cada grupo tem o seu objetivo, então eu acho que isso facilita bastante, principalmente a network, que é a rede de contatos que nós temos que ter", diz a psicóloga. "Nós somos seres que estamos em avaliação o tempo todo, então ali às vezes é uma brincadeira sem propósito, e ele pode inclusive ficar ali em uma situação delicada depois", orienta.

Números
De acordo com o levantamento do Caged, 2.857 pessoas foram contratadas em Pouso Alegre entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016. No entanto, o cadastro nacional registrou a demissão de 3.201 trabalhadores.

Fonte: G1 Sul de Minas/EPTV