"Dia de descer do muro": o prazo de filiação partidária acabou neste sábado

Encerrou ontem o prazo de filiação partidária para aqueles que querem disputar cargos como vereador e prefeito





A Reforma Eleitoral de 2015, que foi amplamente discutida em todo o Brasil, passa a valer para as eleições deste ano. Uma das alterações foi do prazo final para a filiação partidária, que, pela nova redação, será de até seis meses antes do pleito. Portanto, quem quiser concorrer às eleições deste ano deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda até hoje, dia 2 de abril, já que, neste ano, o primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro.

A filiação partidária é o ato pelo qual um eleitor aceita, adota o programa e passa a integrar um partido político. Esse vínculo que se estabelece entre o cidadão e o partido é condição de elegibilidade. Portanto, quem quiser concorrer aos cargos de vereador e de prefeito tem até hoje para regularizar sua situação.

Os filiados podem se apresentar como pré-candidatos, porém, devem ficar atentos e não fazer propaganda eleitoral antecipada e nem pedido explícito de voto. A partir de amanhã, dia 3, os lavrenses terão a oportunidade de saber quem se filiou ou mudou de partido e que tem pretensões de concorrer às vagas das cadeiras do Legislativo e a cadeira do Executivo.



Fonte: Jornal de Lavras