Cambuquira utiliza drone como nova ferramenta no combate ao Aedes Aegypti
O município de Cambuquira, no ano de 2015, passou por um grande surto de dengue, onde foram notificados mais de 1000 casos de dengue. No entanto, o município através de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente à população e com apoio da Prefeitura, da Superintendência Regional de Saúde de Varginha e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, conseguiu vencer a batalha contra o Aedes Aegypti sem nenhum óbito registrado, como consequência da dengue.
Apesar do bom resultado, a luta contra o Aedes Aegypti é contínua e de responsabilidade de todos, para complementar as ações que os agentes estão desenvolvendo, o município de Cambuquira lançou em 15 de março de 2016, um novo "agente", ou seja, o agente aéreo. Essa nova ferramenta é constituída por um drone que tem como objetivo ajudar os agentes de combate às endemias na localização, de forma mais ágil, dos focos do Aedes Aegypti, além de identificar caixas de água descobertas, calhas entupidas e lajes com poça de água etc.
É importante frisar que o drone não substitui o agente de combate às endemias, apenas é uma ferramenta complementar de suas ações, e a responsabilidade de combater o Aedes Aegypti continua sendo de toda população.
Fonte:COSEMS MG