Foto Parque das Águas de Caxambu-MG |
O outono começa oficialmente na madrugada deste domingo, dia 20, à 1h30. Durante a estação, com o afastamento do El Niño, a previsão é de chuvas ainda mais escassas e temperaturas mais amenas. O verão teve dias de muita chuva, em dezembro e janeiro. Mas nas últimas semanas o quadro mudou. Quem andar atento pelas ruas vai notar que a paisagem já está diferente. Nos praças, as folhas das árvores secam e caem.
O El Niño que começou no inverno do ano passado castigou, sobretudo os estados do Sul de Brasil com temporais e chuva forte. Mas o fenômeno vai embora. Segundo os meteorologistas, o outono deve ser um período de transição para uma fase de neutralidade.
Sem a influência do El Niño, o outono vai ter cara de outono: a chuva deve diminuir, e as temperaturas também. De acordo com os meteorologistas, o El Niño está na sua fase final, as temperaturas do Pacífico estão diminuindo gradativamente. No início do outono ainda teremos uma pequena influência do El Niño, então a gente ainda vai ter, nos meses de abril e maio, chuvas um pouco acima da média. Mas nada muito expressivo.
O outono tem duas fases: no início, com mais cara de verão, seguidamente tem dias de "veranico". Mas o frio deve chegar em breve, a partir de maio cai um pouco mais as temperaturas, principalmente as máximas, mas nada muito expressivo também.
Os nevoeiros também são comuns nessa época do ano. O outono vai até o dia 21 de junho, quando começa oficialmente o inverno.