Mamógrafo do Governo de Minas está em Luminárias



A Prefeitura Municipal de Luminárias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, receberá durante toda a semana o caminhão com mamógrafos do Governo de Minas Gerais. A unidade é um caminhão totalmente preparado para realizar as mamografias para as mulheres acima de 50 anos.

A carreta realizará cinquenta exames de mamografias por dia, totalizando um total de 250 atendimentos até a próxima sexta-feira. As Agentes Comunitárias de Saúde já realizaram um pré levantamento e os exames já foram previamente agendados. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Marcos, o objetivo é zerar a demanda de exames de câncer de mama do município. “O caminhão com mamógrafos é uma parceria do município com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Os exames que serão realizados gratuitamente são específicos para as mulheres acima de 50 anos,” disse.


Para a Sra. Zilma de Fátima Alves essa oportunidade de fazer o exame aqui na cidade é excelente. “Foi uma benção esse caminhão em nossa cidade. Agora só quem não quer não faz o exame. Agradeço o empenho do Prefeito Arthur pela iniciativa,” disse.

Já para Sra. Margarida Cândida Ribeiro o exame gratuito é muito importante para as mulheres. “Agradeço de coração essa oportunidade de realizar o exame gratuitamente. As mulheres de Luminárias agradecem o empenho em trazer esse benefício para o município,”disse.

A Sra. Célia Maria da Cruz alertou as mulheres sobre a necessidade de fazer esse ano. “Faço o acompanhamento anual e acho fundamental a conscientização de todas as mulheres em fazer o exame de prevenção. Parabéns ao Secretário de Saúde Alexandre Marcos e toda a equipe,” concluiu.

A Sra. Antônia Bueno de Oliveira também destacou a importância de realizar esse exame. “Todas as mulheres deveriam fazer o exame de prevenção. Espero que esse caminhão venha todos os anos pois Luminárias só tem a ganhar,” disse.

Em Minas Gerais o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), órgão ligado ao SUS, para o estado em 2014 apontavam que eram esperados 5.210 novos casos da doença, uma taxa bruta de incidência de 49,17 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. O Registro Hospitalar de Câncer do estado demonstrou que em 2013, 4.905 mulheres mineiras fizeram a primeira consulta por câncer de mama. A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo INCA em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

É META da PREFEITURA MUNICIPAL DE LUMINÁRIAS acabar com a demanda de exames de mamografia. Trabalho e Compromisso!

Fonte: ASCOM/PML