Cidades enfrentam falta de vacinas no Sul de Minas

Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha tiveram problemas com a falta de vacinas no Sul de Minas. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais disse que em breve o problema será regularizado.




Diversos postos de saúde das cidades do Sul de Minas estão com falta de importantes vacinas para os primeiros anos da infância. Em Pouso Alegre, mães relataram que há a falta de tetraviral que combate sarampo, caxumba, rubéola e varicela, além das vacinas contra hepatite B e poliomielite.

Uma mãe chegou a relatar que um atendente de um posto de saúde disse para ligar toda semana porque a vacina chega. Mas o problema é que as vacinas estão em falta e os responsáveis pedem para que os pais continuem ligando.

Já em Poços de Caldas, as vacinas para poliomielite e hepatite A e B estão sendo distribuídas normalmente. A tetraviral está sendo substituída pela triviral, mas que não combate a varicela.

No município de Varginha, falta somente a hepatite B na Policlínica Central, mas todas as outras estão sendo distribuídas. Já no posto do bairro Santa, os estoques estão zerados.

Distribuição vacina
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que a vacina contra hepatite B estava em falta, mas que o problema já está sendo regularizado. No dia 23 de fevereiro o Estado recebeu 200 mil doses da vacina.

A secretaria disse ainda que a tetraviral também está em falta, mas está sendo substituída pela triviral, até que a distribuição seja normalizada.Quanto à vacina contra a poliomielite, a secretaria informou que não houve falta em momento algum.



Fonte: O Melhor do Sul de Minas