Atendimentos eletrônicos disponibilizados pela Seplag beneficiam milhões de mineiros

Somente em 2015 foram realizados 11.314.175 atendimentos eletrônicos por meio dos canais de serviços da secretaria




O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tem disponibilizado aos cidadãos um diversificado leque de serviços que podem ser acessados eletronicamente. O objetivo é alcançar a excelência no atendimento, facilitando o acesso a informações, sem filas e sem burocracia.

Somente em 2015 foram realizados 11.314.175 atendimentos eletrônicos por meio dos seguintes canais disponibilizados pela Seplag. Um deles é o Portal MG, site oficial do Governo de Minas Gerais, que permite ao cidadão acessar serviços e informações relacionados ao Executivo Estadual.

Outro canal direto de comunicação com o Governo é o Fale Conosco, pelo qual o cidadão que envia uma mensagem obtém resposta à sua demanda em no máximo dois dias úteis. Já os terminais de autoatendimento são um dos facilitadores do Governo para a prestação de serviços nas unidades de atendimento presenciais.

Estes terminais estão em locais como nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e também nas unidades do Detran. Nos terminais, os cidadãos têm acesso a serviços como consulta de situação de veículo, emissão de atestado de antecedentes e de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para emissão da 2ª via da carteira de identidade.

A Linha de Informações do Governo (Lig-Minas) concentra o atendimento dos órgãos da administração direta, fundações e autarquias estaduais. Por essa Central de Atendimento Telefônico é possível obter informações sobre os serviços prestados pelas instituições estaduais como o valor a ser pago, documentos necessários e os endereços das unidades de atendimento no Estado.

Para Minas Gerais, o número de atendimento é 155 (ligação gratuita). Para outros estados, o atendimento é feito pelo número (31) 3303-7995. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 19h.

O cidadão também recebe por SMS no celular, lembretes ou aviso de agendamento de diversos serviços com antecedência de 24 horas, informando o dia, local e horário em que será atendido. Há também o aviso de licitação.

Hoje, quando é publicada uma licitação no Portal de Compras do Governo, o fornecedor cadastrado recebe uma SMS com informações sobre a mesma. Outra vantagem é que por meio do link www.mg.gov.br/agendamento podem ser agendados os seguintes serviços:

- Atendimento ao candidato à doação de sangue

- Emissão CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) 1ª e 2ª vias

- Emissão da Carteira de Identidade - 1ª e 2ª vias

- Entrevista com assistente social

- Requerimento do seguro-desemprego

- Selagem de placa Vistoria de veículos

Fonte: Agência Minas