A imagem foi registrada em setembro do ano passado em Capitólio, quando o nível do Lago de Furnas estava muito baixo (Foto: Jornal de Lavras)
As chuvas que tem caído nos últimos dias, apesar dos problemas que tem causado, têm deixado muita gente satisfeita, sobretudo os comerciantes, pescadores e turistas, isso porque o lago da Hidrelétrica de Furnas está se recuperando. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o reservatório está a 759,7 metros acima do nível do mar. Isto representa 53,88% da sua capacidade total de armazenamento de água.
O nível do lago subiu cerca de 2 metros e atingiu um volume que não era registrado há três anos. Em janeiro do ano passado, a situação era bem pior e o lago atingiu 10% da sua capacidade de armazenamento. De acordo com as previsões do tempo, mais chuva vem por aí e a expectativa é de que o nível do lago suba ainda mais nas próximas semanas.
Muita gente vive da represa, são empresários da área de piscicultura, da hotelaria, restaurantes e do turismo em geral. As águas do lago de Furnas atendem também a agricultura irrigada, esportes náuticos e muito mais.
Fonte: Jornal de Lavras.