Já passam de 3 mil os casos suspeitos de microcefalia por causa do Zika Vírus



Em uma semana foram mais 199 bebês com microcefalia por suspeita de infecção pelo Zika vírus. E mais: Mato Grosso e Rio de Janeiro entraram para a lista dos estados com maior número de casos. Até o fim do ano passado, essa lista trazia, apenas, os estados do Nordeste.

O Ministério da Saúde informou que o Zika vírus já está em circulação em 19 estados, mas Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Sergipe também tiveram casos de microcefalia. O Ministério da Saúde ainda não explicou se os casos são todos importados, ou seja, de pessoas infectadas em outros estados.

Os únicos estados que não têm a circulação do vírus e nem registraram casos de microcefalia são Santa Catarina, Amapá e Acre.

O Ministério da Saúde recomenda que as grávidas se protejam do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika, usando repelente específico, calças e camisas de mangas compridas, fechando ou colocando telas nas portas e janelas e que evitem contato com pessoas com febre ou outras infecções. De qualquer maneira, vale lembrar que a melhor prevenção é evitar o surgimento do mosquito e não deixar água parada.
O que é Zika Vírus?


Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia.

O vírus ZIKV não é transmitido de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.


Os sinais de infecção são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:
Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
Dor muscular (mialgia)
Dor de cabeça e atrás dos olhos
Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.

Sintomas mais raros incluem:
Dor abdominal
Diarreia
Constipação
Fotofobia e conjuntivite
Pequenas úlceras na mucosa oral.

Fonte: O Melhor do Sul de Minas