SAÚDE DISTRIBUI APROXIMADAMENTE 100 KITS AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

De acordo com informações divulgadas pela ASCOM/Prefeitura de Alfenas, desde a semana passada a Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma série de iniciativas que visam intensificar o plano de combate ao mosquito Aedes aegypti em Alfenas.
Hoje, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, distribuiu aproximadamente 100 kits com materiais necessários para o trabalho dos agentes comunitários de saúde.
No dia 6 de janeiro, o Secretário Municipal de Saúde, Maurício Durval de Sá, convocou 24 agentes que estavam de férias e incorporou 12 agentes que estavam de aviso prévio, para retornarem às equipes de saúde.
Na sexta-feira (8), o secretário, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, convocou servidores que estavam em férias, equipes de controle de zoonoses e agentes de saúde, ao todo foram mais de cem servidores, para uma reunião, realizada no salão da Apae.

Durante o encontro Maurício apresentou a situação da dengue no município. E, em alguns momentos, foi enfático ao afirmar que: “Se não nos prepararmos agora, com as ações de saúde, provavelmente vamos enfrentar uma epidemia de dengue”.
As ações locais estão alinhadas às determinações da Secretaria Estadual de Saúde – SES MG que começou a tomar decisões mais incisivas com o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em todo o país.
A Resolução nº 5.101, de 29 de dezembro de 2015, emitida pela SES/MG determina que todos os municípios devem visitar 100% dos domicílios, instalações públicas e privadas e urbanas, até 31 de janeiro de 2016. Maurício destacou que a resolução também prevê, numa segunda etapa dos trabalhos, que todos os domicílios e instalações públicas e privadas e urbanas devem ser visitadas, no período de 01 a 29 de fevereiro de 2016.
O prefeito Maurilio Peloso também participou da reunião com os servidores da saúde e falou da importância de suas ações, “para que os casos não aumentem no município”.
Bairros como Jardim Nova América e Campos Elíseos, que possuem índices preocupantes da doença, receberão atenção especial dos agentes.
ESTADO DE ALERTA
Atualmente (até a semana epidemiológica 52/2015 que encerrou o ano epidemiológico de 2015 em 02/01/2016) há 3.109 casos notificados, sendo 3.032 exclusivamente de residentes no município de Alfenas. Dos 3.032 casos notificados residentes em Alfenas, 2.455 são classificados como prováveis para dengue e 577 foram descartados.
Em relação ao mesmo período do ano de 2014, em 2015 houve um aumento de 1.833,34% nas notificações de casos de dengue. Esta situação coloca o município de Alfenas em estado de alerta, com risco eminente para a saúde pública.
Além de dengue, não houve suspeita de febre chikungunya e zika vírus no município. Também não houve óbitos relacionados à Dengue.
Com informações: ASCOM/PMA