A orquestra teve início no ano de 2008 sob coordenação do Maestro Paulo Freitas com o nome de Orquestra de Câmara Canto das Gerais. Desde esse início a orquestra sempre prezou por ser o lugar de formação e de aperfeiçoamento de jovens músicos, caracterizando ser uma orquestra escola. Como não poderia ser diferente, esse estímulo constante ao aprendizado e a oportunidade de ter um espaço para ampliar a postura musical em equipe, os músicos foram cada vez mais se profissionalizando também fora da orquestra.
Ao longo de seis anos, o trabalho da orquestra divulgou composições de vários estilos, do Renascimento ao Contemporâneo, aproveitando todos os espaços que lhes eram oferecidos para apresentações.
Em 2015, sob nova perspectiva de trabalho e com um corpo ainda mais capacitado, a orquestra mudou seu nome para Orquestra de Câmara Circuito das Águas (OCCA) e iniciou uma parceria com a Fundação Cimas possibilitando um novo espaço para apresentações e um local adequado para ensaios. Essa parceria tem por objetivo principal divulgar a boa musica e presentear os ouvintes com um repertório variado e agradável.
Com informações http://cantodasgerai9.wix.com/circuitodasaguas